6 dicas de vendas para ajudar a sua meta ainda em 20184 min para ler

O mercado comercial passa por uma transformação rápida e completa nos últimos anos.

A implantação da tecnologia nos processos de venda vem mudando o perfil das equipes comerciais e exigindo novos talentos e habilidades dos vendedores que querem vencer nessa nova era. A concorrência cada vez mais acirrada e a velocidade da informação e dos contatos torna o caminho para bater as metas um desafio cada vez mais complexo, mas ao mesmo tempo mais automatizado e intuitivo. A união da tecnologia com algumas técnicas é o segredo para conseguir gerar novos negócios.

Conheça abaixo seis dicas primordiais para conseguir sucesso nas vendas.

 

1. Estabeleça metas atingíveis

É natural que você queira bater a sua meta, mas é fundamental que ela seja atingível. Seguir o raciocínio “Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas, quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta.” não vai funcionar.

A falta de metas claras não orienta o seu trabalho, e ter metas inatingíveis implica em frustração e consequente desmotivação.

Tenha em mente que satisfação é igual a resultado e menos expectativa. Foque no que é possível realizar.

 

2. Nunca finalize uma atividade sem ter um próximo passo

Finalizar uma ação e saber qual é o próximo passo traz mais fluidez ao seu dia, economiza tempo e consequentemente impacta na quantidade de oportunidades e tarefas que você pode realizar.

Ao invés de enumerar quantas atividades você deve realizar no dia, pense quais são as ações que precisam ser tomadas e o que você irá oferecer depois. Se você precisa processar mentalmente a próxima ação até descobri-la é porque houve uma falha no mapeamento da sua rotina. Por isso, procure planejar todas as suas atividades e entender qual resultado precisa alcançar. Isso ajuda a criar uma cadência, otimizar o seu tempo e mudar a estratégia com foco em resultado.

 

3. Entre em sintonia com o cliente

A maior assombração na área de vendas é o no-show, ou seja, quando o cliente marca uma reunião e não aparece e nem solicita uma remarcação.

Para tentar evitar que o no-show vire rotina, mande um e-mail ao seu cliente reforçando data e hora da call um dia antes do compromisso. Se ele já havia esquecido, o seu e-mail servirá como um lembrete e, assim, ele irá bloquear os seus horários com antecedência para falar com você. Se surgiu um compromisso de última hora, o seu e-mail o lembrará de avisá-lo com mais antecedência de que a reunião terá de ser remarcada. Dessa maneira você consegue organizar melhor o seu dia e evitar a perda de tempo.

 

4. Transforme em template tudo o que você faz mais de uma vez por dia

Dentre as principais técnicas de vendas, essa ainda é bastante negligenciada pelos vendedores. Criar templates generalistas de e-mails que você envia regularmente lhe ajudam a não perder tanto tempo com o operacional. Se o texto é o mesmo, apenas com a diferença de uma informação ou outra, deixar os templates já prontos agiliza o processo e garante que você envie as informações completas, sem esquecer nenhum detalhe.

 

5. Utilize o CRM a seu favor

Salve todas as informações sobre o contato com o seu cliente no CRM. Centralizar esses dados em uma única plataforma ajuda a não perder informações valiosas, como melhor dia para follow-up e agendamento de reuniões. Além disso, outros vendedores que venham a atender o cliente já terá todo o histórico de conversas.

 

6. Não desperdice o seu tempo com cliente desinteressado

Venda é uma ciência, mas o vendedor precisa ter um faro aguçado no seu pipeline para não desperdiçar tempo e energia com clientes que, naquele momento, não estão maduros suficientes para entender o seu produto.

Se cinco oportunidades de negócio no dia apenas três demonstraram um interesse genuíno, combine com os clientes que não estão priorizando em ter o seu produto no momento em retornar em um período que faça mais sentido para eles em usar o serviço. Dessa forma você não desperdiça tempo e não força uma venda que provavelmente não dará retorno neste momento.

Ricardo Correa, CEO da Ramper, é especialista na área de vendas.

 

 

 

 

Comentários
Carregando...