O crescimento da área clínica

Médico-veterinário alerta necessidade de o profissional prestar serviços especializados.

O Brasil possui a segunda maior população de cães, gatos e aves em todo o mundo e é o quarto lugar em população total de animais de estimação. Por isso a área clínica de animais de estimação continua em crescimento, o que gera grande demanda por veterinários. Além disso, a atuação do profissional está presente no dia a dia do cidadão, pois é o responsável por fazer o controle em todos os processos que utilizam matéria-prima de origem animal, afirma o médico-veterinário Dr. Paulo José Barros Magalhães.

Formado em Medicina Veterinária pela USP e com especializações em diversas áreas como odontologia veterinária de pequenos animais, eletrocardiografia e cardiologia de cães e gatos, oftalmologia veterinária, aperfeiçoamento em anestesia de pequenos animais e aperfeiçoamento em ortopedia de cães e gatos, Barros defende a importância da especialização para atender as necessidades de mercado. “O perfil do consumidor tem mudado numa velocidade muito grande, o que exige do profissional atenção e aprofundamento em determinadas áreas. Hoje não basta mais ter uma clínica nos moldes tradicionais, é preciso oferecer serviço especializado, além de infraestrutura competitiva e bom atendimento”, destaca.

A área clínica se mantém aquecida, porém a atuação do profissional é ampla e está na rotina de cada cidadão, pois é ele quem cuida da saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, inspeciona a produção de alimentos de origem animal, verificando normas de higiene nas indústrias, a fim de evitar a transmissão de doenças para o ser humano. Na indústria alimentícia, controla as tecnologias de produção, ou seja, em qualquer indústria que use matéria-prima de origem animal, a presença do graduado é indispensável para fazer o controle.

Segundo Barros, a média salarial para quem ingressa no mercado inicia com cerca de R$ 4 mil. Ele ressalta a importância de o profissional ter disponibilidade para atuar, pois o médico-veterinário pode ser acionado a qualquer momento, incluindo períodos noturnos, finais de semana e feriados, e destaca a satisfação em trabalhar com animais. “A Medicina Veterinária nos permite trabalhar em um outro universo. É gratificante cuidar da saúde e bem-estar de animais domésticos”, disse o Dr. Paulo José Barros Magalhães, que conta com 17 anos de profissão.

Comentários
Carregando...