Pastor Australiano: O hipnotizador de rebanhos2 min para ler

O Pastor Australiano não é realmente uma raça australiana, mas chegou à América via Austrália.

Uma teoria muito popular sobre sua origem vem do início de 1800, quando o povo basco da Europa se estabeleceu na Austrália, trazendo com eles suas ovelhas e seus cães pastores. Pouco tempo depois, muitos desses pastores se mudaram para o oeste dos Estados Unidos com seus cachorros e suas ovelhas. Naturalmente, os pastores americanos apelidaram esses cães de Pastores Australianos, em função de seu endereço anterior.

O Pastor Australiano é altamente resistente, amoroso, corajoso, alerta, confiante, independente, inteligente e atencioso. Se ele não puder se exercitar ou ser desafiado, ele fica frustrado e muito difícil de conviver. Com exercícios apropriados e treinamento, ele é leal, profundamente devotado e um companheiro obediente. Ele é tímido com estranhos e tem instinto protetor. Pode tentar “pastorear” crianças e animais pequenos mordiscando.

Uma característica ímpar do Australian Sheperd é que, curiosa mente, esses cães podem apresentar um olho de cada cor, sendo um deles azul. Isso permitiu que fossem criadas lendas de que esse “olho fantasma” seria capaz de hipnotizar o rebanho… De qualquer forma, ele é uma assombração do bem, viu!

Uma característica ímpar do Australian Sheperd é que, curiosamente, pode apresentar um olho de cada cor, sendo um deles azul. Isso permitiu que fossem criadas lendas de que esse “olho fantasma” seria capaz de hipnotizar o rebanho…

Raça de cachorros de tamanho e forma física moderados, mas verdadeiramente exagerada em termos de versatilidade e inteligência! O Pastor Australiano é um animal de médio porte, com estatura entre 46 e 54 cm, a depender do gênero, pesando até 32 kg o macho e até 25 kg a fêmea, sendo de 13 a 15 anos a expectativa de vida do Sheperd cachorro. As cores do cão australiano admitidas pelo padrão da raça são preto, preto tricolor, azul-merle, merle, vermelho-merle e vermelho tricolor.

O cão desta raça, além de inteligente, é ágil e bastante ativo, possuindo um corpo atlético e musculoso, bem equilibrado e condicionado ao trabalho; esse canino é capaz de passar horas se exercitando e trabalhado sem se sentir exausto ao final do dia. Essa resistência é virtude para poucos!

Com um considerável nível de inteligência, ocupando a 42ª posição no ranking que mede a inteligência dos cães, esta raça se destaca em competições que envolvem obediência e agilidade, como Agility, Frisbee e Flyball. O Pastor Australiano também tem sido cada vez mais utilizado como cão de resgate, além de vir apresentando ótimos resultados no auxílio a projetos de terapia assistida por cães.

 

Fontes: tudosobrecachorros.com.br e racasdecachorro.com.br

 

 

Comentários
Carregando...