Exotic Shorthair – O Garfield da vida real

Rabugento, atrapalhado, sarcástico e faminto por lasanhas. cos

O gato Garfield não precisou modificar seu temperamento para conseguir milhares de fãs pelo mundo. O gato Exótico de Pelo Curto, chamado simplesmente de Exótico, ou ainda de Exotic Shorthair nos países de língua inglesa, é uma raça de gato que possui a aparência do gato Persa, mas com os pelos curtos. Foi resultante do cruzamento do British Shorthair e do American Shorthair com o Persa, com a finalidade de se obter um gato de constituição robusta, com pelos curtos e grossos. É semelhante ao Persa, em muitos aspectos, incluindo o temperamento e conformação, com exceção da densa pelagem curta.

O Exótico é um excelente gato de companhia. É muito amigável, brincalhão, carinhoso, e gosta de estar sempre por perto. Um pouco diferente da versão do desenho animado. Mesmo depois de adulto o Exótico continua brincalhão e cheio de vida. Tem uma personalidade calma e gentil, muito semelhante a do gato Persa, mas costumam ser bem mais animados e vivazes que seus antepassados de pelagem longa. Muito curiosos e ativos, os gatos exóticos costumam ser simpáticos com outros animais, incluindo os cães. Não gostam de ficar sozinhos, gostam e precisam da presença e atenção de seu dono e familiares. Em geral, são gatos que demonstram mais afeto do que a maior parte das raças, o que os torna excelentes animais de companhia e de colo. Sua natureza tranquila e temperamento essencialmente equilibrado fazem dos gatos exóticos bons animais para apartamento, no entanto, precisam de uma dose adequada de exercício diário.

Assim como acontece com outros gatos com características flat-face, é necessário limpar periodicamente o seu rosto, caso contrário as lágrimas podem acabar manchando a pelagem abaixo dos olhos.

Gato de tamanho médio, o Exotic Shorthair ou Exótico aqui no Brasil, pesa entre 2 kg e 4 kg e vive em média de 8 a 15 anos. O Exótico de Pelo Curto é menos temperamental do que o Garfield. É considerado amoroso e paciente, por isso é ideal para casas com crianças.

 

 

Comentários
Carregando...