Chartreux – Dócil, afetuoso, amável e brincalhão.2 min para ler

Baseado em evidências históricas, retratadas na obra “A Histoire Naturelle”, escrita nos anos 1700 pelo biólogo Comte de Buffon, as raças de gatos mais comuns na Europa naquele período eram o doméstico, o Angorá, o Espanhol e o gato Chartreux.

Apesar de não confirmado, acredita-se que a trajetória do gato Chartreux começou no mosteiro Le Grand Chartreux, nos Alpes Franceses, para onde os cavaleiros da Cruzada foram no final do século XIII, após se aposentarem. Junto deles, trouxeram produtos saqueados que incluíam gatos azuis da costa africana.

Os monges então passaram a criar seletivamente esses gatos, adaptando-os para que tivessem voz silenciosa e não atrapalhassem as meditações. A raça levou o nome do mosteiro, que também se dedicava à fabricação de licores Chartreuse amarelos e verdes.

De volta à modernidade (mas nem tanto), em 1920 duas irmãs descobriram uma colônia de gatos azuis na ilha de Bretanha, ao largo da costa francesa, que correspondiam à descrição do Chartreux. Elas decidiram trabalhar com a raça e a exibiram pela primeira vez na França em 1931. Como muitas raças de cães e gatos, o gato Chartreux se viu ameaçado na Segunda Guerra Mundial, que dizimou a raça. Os gatos restantes foram criados com British Shorthairs, Azuis Russos e Persas. A raça chegou aos EUA em 1970.

O Chartreux é um gato dócil, afetuoso, amável, brincalhão, com uma forte personalidade e muito independente. Apresenta algumas qualidades típicas de um cão, seguindo o seu dono para onde quer que ele vá e acompanhando-o em todos os momentos. É um amigo fiel e um ótimo guardião. Apesar da sua aparência calma, é dotado de uma extrema inteligência e é o gato menos falador de todas as raças.

Gato de médio a grande porte, pesa de 3 a 7 kg e vive em média 15 anos. Seu corpo é robusto, com uma densa massa muscular. Seu pelo é curto e grosso e o tamanho vai do médio ao curto, ligeiramente lanudo na textura e com uma cor uniforme desde a raiz, normalmente um azul acinzentado. Seus olhos são expressivos, arredondados e abertos. A cor vai do cobre ao ouro.

 

Fontes: canaldopet

 

 

 

Comentários
Carregando...