Bombay ou Bombaim

A minipantera negra da novela Sétimo Guardião

O Bombay é uma raça que foi criada em Kentucky, nos Estados Unidos, por Nikki Homer, que nos anos cinquenta começou a trabalhar de forma constante, determinada a obter o “seu” gato preto com aparência de pantera negra. Para isso ela partiu de um cruzamento entre um Birmanese Sable e uma gata American Shorthair de olhos marcantes.

Essa foi a primeira vez que duas raças já estabelecidas foram usadas para criar uma terceira raça com características totalmente próprias – e apesar da meta de Nikki ser criar uma raça que fosse o mais parecida possível com uma pantera –, ela não utilizou nem uma gota de sangue selvagem na criação do Bombaim.

Anos mais tarde, apesar de já ter algumas ninhadas bem-sucedidas, esporadicamente um gatinho
da ninhada aparecia na cor marrom. A raça foi oficialmente reconhecida pela CFA (Cat Fanciers Association) em 1970 e ainda hoje são aceitos cruzamentos com gatos da raça American Shorthair e Birmanese.

Apesar de ser uma raça muito popular nos Estados Unidos, onde foi criado, o Bombaim – que recebeu esse nome em homenagem à cidade de Bombaim, na Índia – não é uma raça muito conhecida na Europa.

O Bombaim é um gato carinhoso, tranquilo e amigável. Também tem como característica a comunicação, sendo um gato muito vocal que mia frequentemente – felizmente eles têm um tom de voz doce e baixo. Além disso ele também é um gato muito brincalhão, o que pode transformar essa pequena pantera em uma mistura única de características de gatos, cães e, por que não, macacos.

Os gatos da raça Bombaim são muito sociáveis, gostam de brincar e interagir, constantemente buscam contato com o dono e não suportam bem a solidão. É um gato da família e convive muito bem com outros animais de estimação, crianças e até mesmo idosos.

O Bombaim também é um gato muito inteligente e curioso, que aprende com muita facilidade
pequenos truques e comandos simples, como, por exemplo, levar objetos ou responder ao chamado do dono, saltando no colo quando solicitado e aproveitando longas sessões de carinhos, até mesmo de pessoas estranhas.

O Bombaim tem porte médio, compacto e musculoso. A pelagem curta e muito brilhante com textura bem acetinada. A expectativa de vida dessa pequena pantera negra varia entre 12 e 16 anos e o peso de 2,5 a 5 kg. Por ser tão musculoso, Bombay possui uma estrutura óssea robusta, o que faz com que seja um gato mais pesado que o comum para gatos de porte médio.

Apesar do pelo curto, essa não é uma raça recomendada para quem é alérgico a gatos, mas por outro lado o Bombaim é o gato ideal para aqueles que já possuem algum animal de estimação em casa ou crianças pequenas.

Fonte: CachorroGato

 

 

 

 

Comentários
Carregando...