Himalaio: Brincalhão e muito ativo2 min para ler

Ele é originário do cruzamento do Siamês com o Persa, na década de 1950

O Himalaio, também conhecido na Europa como Persa Colourpoint, é uma raça de gatos de pelagem longa, com tipo idêntico ao do gato Persa, com exceção dos olhos (que são azuis) e do tipo de coloração denominada colourpoint, que foram obtidos através dos cruzamentos com o Siamês.

Em 1950, o gato Siamês foi cruzado com o Persa com a finalidade de se criar uma raça com o corpo do Persa, mas com a coloração de pelagem do Siamês. A nova raça obtida foi nomeada de Himalaio. Na década de 1960, no entanto, houve tentativas de reintroduzir gatos siameses nos cruzamentos para produzir exemplares com menos características do Persa. Tornou-se uma raça separada do Persa e permaneceu assim nos Estados Unidos até 1984, mas devido aos esforços realizados nos anos 1980 para restabelecer e fixar os traços do gato Persa, a CFA acabou por unificá-las, mesmo com a objeção de ambos os conselhos das raças.

É um gato de tamanho médio, macho e fêmea pesam em torno de 3 a 5 kg, pelagem longa, com tipo físico idêntico ao Persa, com exceção dos olhos azuis e da coloração da pelagem.

Assim como acontece com os gatos Persas, há dois tipos diferentes de Himalaios: os que apresentam um focinho um pouco mais alongado, chamados de tradicionais ou doll-face; e os de focinho extremamente achatados, conhecidos como flat-face ou ainda peke-faced.

O Himalaio é uma raça de gato gentil, calma e, assim como o Siamês, adora brincar. Devido ao cruzamento com esta raça, o Himalaio costuma ser mais ativo do que o gato da raça Persa.

Muito inteligente, o Himalaio possui temperamento doce e afetuoso. Em geral ele é muito sociável, considerado um excelente companheiro para ambientes internos. Estes gatos costumam se adaptar muito bem em apartamento, mas gostam de espaços abertos para se exercitar. São gatos que gostam e precisam de companhia, atenção e adoram brinquedos.

O Himalaio vive em média 12 anos, mas existem relatos de que a raça pode viver por até 20 anos e, por este motivo, é importante manter a sua saúde em dia para que ele tenha uma vida longa.

 

 

Comentários
Carregando...