Revista Negócios Pet

Gato Siberiano

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Gato Siberiano

Por: Mirela Luiz

Gato Siberiano é Carinhoso, inteligente, gentil e calmo.

Para o Gato Siberiano sobram referências que indicam sua existência há muito tempo, mas faltam informações documentadas. Acredita-se que eles existam há mais de mil anos e as aparições em shows de gatos começaram a se tornar frequentes por volta de 1870. Dois livros mencionaram a raça: o Nossos Gatos, de Harrison Weir (1889) e Domestic & Fancy Cats, de John Jennings (1898), além da foto de um gato em Concerning Cats, de Helen Winslow (1900).

O casaco longo, grosso e protetor do Gato Siberiano foi uma adaptação necessária para sobreviver na área florestal de clima subártico da Sibéria. Por lá, eles trabalhavam caçando ratos e mantendo-os longe dos alimentos para auxiliar comerciantes e donas de casa.

O Kotofei Cat Club, de Moscou, criou o primeiro padrão da raça com dois gatos como modelo, um azul e branco e outro manchado de marrom e branco. Em 1990, três gatos Siberianos foram importados para os EUA, e a TICA concedeu o aval para campeonatos em 1996.

A American Cat Fanciers Association aceitou o Siberiano em 1999, sendo a Associação Cat Fanciers a última a aceitar a raça, em 2006.

Um gato como este é simpático e sem medo de desfrutar da companhia de uma vasta gama de animais de estimação, mas procura e gosta mesmo é da interação com humanos. Carinhoso e inteligente, gentil e calmo, este é o Siberiano. Este animal também se dá bem com crianças. É um gato de porte médio. O pelo vai de semilongo a longo, dependendo da estação. Todas as cores são permitidas para esta raça, sendo o castanho o mais comum. O
corpo é musculoso, com uma forte ossatura. As orelhas são arredondadas e bem proporcionais aos olhos, dando uma expressão global inteligente e doce.

O Gato Siberiano adora água e não é difícil encontrá-lo brincando na banheira, na fonte, na piscina ou até na sua própria tigela de água. Brincadeiras que envolvam natação vão deixá-lo muito feliz, mas lavá-lo é um problema, já que o pelo é à prova d’água. Por conta disso, os banhos podem ser ocasionais.

A raça gosta de aprender novos truques de uma maneira divertida e vai instigar jogos de busca nos quais traga para você seu brinquedo favorito. É um gato atlético, que frequentemente subirá nas estantes e se moverá pelos pontos altos da sala. A expectativa de vida é entre 11 e 15 anos e o peso varia de 3,6 kg a 7,2 kg.

Fonte: Canal do Pet

Agora Nossa Edição Digital é Gratuita!

Garanta a sua assinatura e receba mensalmente nossas Edições no Formato Digital

Outras matérias que você pode gostar

Receba avisos dos próximos eventos do setor pet
Inscrever
close-image