Whippet – Meigo e calmo

Elegante e gracioso, o Whippet foi primeiramente criado no século 19, no Reino Unido, como uma mistura entre cães da raça Greyhound e vários Terriers locais.

O intuito foi desenvolver um cachorro que seria bom tanto para caçar coelhos, quanto para caçar pequenos vermes. Acredita-se que o Whippet tenha vindo de um cruzamento entre Greyhounds e Terriers no final do século 18 por camponeses do norte da Inglaterra para a caça de coelhos e entretenimento através de corridas. Ele acabou ganhando o apelido de “O cavalo de corrida do pobre” pela origem humilde de seus donos, geralmente mineradores. Entretanto, foi com a revolução industrial que o desenvolvimento do Whippet realmente ganhou força.

Suas características iniciais como caçador poderoso e veloz ainda continuam, porém, em casa, ele é muito tranquilo, quieto e adora ficar no sofá com sua família. Por isso mesmo ele se adapta muito bem a um ambiente de apartamento em razão ao conforto e por ter um tamanho médio. É interessante frisar que, assim como os gatos, eles amam ficar nos móveis e em basicamente tudo que for macio.

Mesmo sendo um exímio corredor, ele também ama um cochilo e no geral é um cachorro bem descontraído. Por ser um cachorro alegre, afetuoso e dócil, ele é muito bom com crianças e outros cachorros. De tão bonzinho, ele não late excessivamente e não é considerado um bom cão de guarda.

Como eles amam fazer parte de um grupo, não reagem bem a longos períodos de tempo sozinhos e são muito apegados à família.

São animais um pouco tímidos e inteligentes. Por terem uma mente independente, eles respondem muito bem a técnicas de reforço positivo, principalmente quando elas envolvem uma comida como recompensa. Eles podem se tornar muito bons em esportes como agility e lure coursing. Treiná-los não é necessariamente fácil e é preciso paciência, já que eles são sensíveis e não aceitarão um tratamento duro.

Apesar de ser no geral um cachorro muito calmo, o mesmo não pode ser dito quando ele está na presença de outros animais que seriam suas possíveis presas, como gatos, coelhos e hamsters. Somente quando crescem junto e são acostumados com outros animais que a convivência é possível. Entretanto, como seu instinto é muito forte, o melhor a fazer é deixar os animais separados quando o tutor não estiver presente.

Ele pode aparentar ser frágil, mas não julgue um livro pela sua capa. Cães da raça Whippet têm uma corrida que pode atingir 65 km/h. Apesar do Greyhound ser o mais veloz dos cães, proporcionalmente o Whippet teria um melhor desempenho que o seu semelhante.

Whippet pesa de 10 kg a 12 kg e mede de 44 cm a 55 cm.

Fonte: portaldodog

 

 

Comentários
Carregando...