Borzoi – Dócil, sensível e gentil2 min para ler

A raça é conhecida na Rússia há nove séculos.

O Borzoi foi, durante muito tempo, o companheiro favorito das grandes famílias russas, que o utilizavam principalmente para a caça de lobo, raposa e lebres.

A partir do fim do século XIX a Europa e a América tiveram criações importantes de Borzoi. Após praticamente dizimar a raça durante a Revolução de 1917, os russos retornaram à criação a partir de exemplares poupados e de animais importados. Atualmente eles apreciam o Borzoi como animal de companhia, mas o utilizam também para caça.

Em 1936, o nome da raça foi mudado de Wolfhound Russo para Borzoi. Hoje, há pouca diferença entre o Borzoi em sua sala de estar e seus antepassados na Mãe Rússia. Ele permanece o mesmo sighthound alto e glamouroso que era um dos grandes tesouros da Rússia czarista.

Com sua cabeça alta, magra, longa e estreita, e um lindo “casaco” de seda, o Borzoi é a imagem de requinte e elegância. Borzois portam-se com orgulho, e é fácil imaginá-los descansando nos palácios dos czares ou rapidamente correndo nos campos russos.

Valorizado pela sua graça, bem como a sua atitude dócil, Borzoi são conhecidos por sua velocidade, justapostos com uma personalidade descontraída. Eles gostam de corrida de longa distância e, em seguida, estarão satisfeitos para voltar para dentro de casa e relaxar em um sofá de sua preferência. Eles não são o que você chamaria um cão enérgico. Se você quer passar o dia na cama ou no sofá, seu Borzoi estará feliz em acompanhar você.

A personalidade gentil do Borzoi varia de sério e imponente até a palhaçadas. Como um companheiro, o Borzoi é calmo, sensato e inteligente. Ele prefere não ser deixado sozinho por longos períodos. Sua reação a estranhos varia de desconfiado a amigável. Em geral, ele é receptivo com as pessoas e nada tímido.

A natureza descontraída do Borzoi não significa necessariamente que ele é fácil de treinar. Ele tem, independentemente, suas próprias ideias e pode ser teimoso. Por último, mas não menos importante, o Borzoi precisa sentir que ele é amado, cuidado, e que está em segurança. Altura dessa raça mede de 68 cm a 85 cm e o peso varia entre 10 e 13 kg.

 

Fontes: Portal do Dog

Comentários
Carregando...