Affenpinscher

O Pinscher macaco

O termo Affenpinscher significa, em alemão, “Pinscher macaco”, nome dado à raça devido à semelhança de sua cabeça com a cabeça de alguns macacos. Porém, esse termo se aplica mais do que só a sua aparência: os Affenpinschers adoram agir feito patetas por toda a casa. Assim como as outras raças de cães de pequeno porte e tamanho toy, eles são bastante resolutos e vigorosos, com um grande senso de diversão e animação o tempo todo.

O Affenpinscher tem sua origem controvertida, alguns afirmam que esta raça foi criada na Alemanha, tendo como antepassados os pinchers alemães de pelo duro, terriers que habitavam a Europa entre os séculos XVII e XVIII. Existe ainda uma teoria de que esses cães teriam se originado do conhecido Griffon Belga. Isso se cogitou devido à clara semelhança entre as raças, no entanto, essa não é a base genealógica descrita no padrão oficial da raça. Antes de ser registrado pela AKC em 1936, o Affenpinscher ajudou a criar diversas outras raças na Europa, incluindo o Schnauzer miniatura e o Griffon de Bruxelas, mas mesmo com isso a sua popularidade só cresce desde então.

Em 1879, a raça Affenpinscher foi exibida pela primeira vez em uma exposição canina, tendo-se tornado bastante popular pouco antes da Primeira Guerra Mundial; em contrapartida, diminuiu consideravelmente seus exemplares durante o combate, no entanto, após o fim da batalha, em meados da década de 1920, ganhou novamente relevo, tendo sido reconhecida oficialmente pelo American Kennel Club, em 1936.

Cães da raça Affenpinscher são pequenos, com um formato quadrado, cobertos com um pelo duro, denso e áspero, além de bastante abundante, que deve ser preferencialmente preto, mas também pode ter nuances castanho-escuro e cinza. Sua cabeça é arredondada – coberta com um pelo mais longo e reto, com a face contornada por mechas dele – com um focinho curto, olhos escuros e redondos. Seus lábios e nariz são pretos. Essa raça possui sobrancelhas abundantes e eriçadas, além de uma barba que combina com elas, sendo bastante imponente.

Um cão Affenpinscher saudável pode chegar a viver até 12 anos. Este é um cão robusto, de peito largo, compacto, que tem entre 9 e 30, 48 centímetros de altura na cernelha e pesa de 8 kg a 3 ou a 4 kg.

 

Fonte: CachorroGato

 

 

 

Comentários
Carregando...