Cobasi investe em tecnologia TOTVS para expandir sua rede3 min para ler

Empresa varejista aposta em sistema de gestão para colocar em prática um agressivo plano de expansão.

Localizada em São Paulo, a Cobasi, varejista que atua no mercado de produtos para pets há 32 anos, é reconhecida pelo atendimento personalizado ao cliente e ao seu animal de estimação. Com mais de 500 fornecedores e 20 mil itens ativos em linha, a empresa apostou no sistema de gestão da TOTVS para colocar em prática um agressivo plano de expansão. Com todos os processos bem orquestrados e as informações rapidamente disponibilizadas para todas as lojas, a Cobasi elevou ainda mais a qualidade de seus serviços e cresceu de oito para mais de 55 lojas, chegando a 2.700 funcionários diretos.

Ainda em 2006, a varejista utilizava um sistema legado próprio para a gestão de suas primeiras lojas. Com a expansão ao longo desses últimos anos, houve um aumento natural nas demandas e na necessidade de adaptar as operações de compra, logística e abastecimento das unidades. Para isso, a equipe da Cobasi realizou uma pesquisa com fornecedores, avaliou suas atividades e procurou por um software mais robusto e que fosse compatível com seus projetos em desenvolvimento.

A chegada da solução da TOTVS proporcionou uma visão integrada das operações e garantiu a eficiência na gestão que a empresa procurava. “Hoje, nossos funcionários são treinados para operar dentro das melhores práticas que já vêm configuradas na solução, desde a negociação com os fornecedores, pedido de compras, recepção e entrada de mercadorias dentro do software, passando pela logística, contabilidade e financeiro. Temos todo o controle dos procedimentos em todas as áreas”, afirma Paulo Nassar, diretor administrativo e fundador da Cobasi.

Recentemente, foram inauguradas unidades em cidades da Grande São Paulo e do interior paulista, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Como reflexo dessa maior presença pelo país, em 2016, a varejista implantou o WMS para gerenciar sua área logística e atividades como recebimento, inspeção, endereçamento, armazenagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos e controle de inventário. Cada loja da rede recebe as mercadorias de um depósito central e todo o processo é automatizado. Esse controle garantiu à operação da Cobasi uma baixa ruptura de estoque.

O setor de compras do pet center também se privilegiou com o alto desempenho e confiabilidade que a tecnologia proporciona, o que colaborou para o aumento da produtividade da equipe que continua enxuta. Eram três pessoas para cuidar das oito lojas. Agora, apenas nove colaboradores são responsáveis pelas compras das mais de 55 lojas. Antes, o processo consumia muito tempo dos funcionários para a conferência dos dados para negociação e aprovação. Hoje, os gestores têm um maior conhecimento do tratamento dado às tabelas de fornecedores, garantindo total aderência ao modelo de negócio da empresa, o que permitiu uma liberação mais rápida, já que todos os produtos são comprados semanalmente.

Outro benefício conquistado foi o compliance. Com as constantes mudanças na legislação, além das particularidades fiscais existentes nos diferentes Estados brasileiros em que as unidades estão presentes, o sistema proporciona a segurança necessária para que todas as lojas estejam em conformidade com as suas obrigações fiscais e trabalhistas.

Para Ronan Maia, vice-presidente de Distribuição e Varejo da TOTVS, a tecnologia estará cada vez mais presente no mercado pet, sendo aliada na profissionalização do setor, na redução de custos e na fidelização do público. “O mercado pet está se transformando e crescendo. Dados do IBGE mostram que, mesmo com a desaceleração da economia, o setor expandiu quase 7%. A Cobasi é um exemplo de como os investimentos em tecnologia resultam em melhores experiências de compra e atendimento ao consumidor, além de mais rentabilidade para o varejo”, finaliza o executivo.

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