O papel do líder em um mundo Vuca

Mas o que é o mundo Vuca?

Atualmente o mundo contemporâneo está passando por diversas transformações e, nesse sentido, para que as empresas tenham a possibilidade de se manter competitivas, a inovação é fundamental principalmente em um mundo Vuca (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), esse é o novo paradigma das empresas para trazer inovações diante desse cenário desafiador.

 

Como as empresas devem proceder?

A organização de uma empresa deve contemplar etapas importantes. Para que ela seja possível, é importante que as empresas consultem profissionais com a experiência necessária para diagnosticar problemas e indicar os planos de ação que devem ser realizados com o objetivo de suprir gaps identificados nos processos por exemplo. A etapa inicial deve estar focada no mapeamento dos processos gerenciais (fluxogramas), elaboração de um fluxo de trabalho e desenhar junto à diretoria e stakeholders um código de ética que faça sentido para o seu negócio e principalmente esteja alinhada ao seu modus operandi e cultura corporativa, assim como desenvolver um programa de desenvolvimento de lideranças onde se possa disseminar a “cultura de dono” junto aos diferentes departamentos; realizar um programa de coaching1 executivo com os diretores, com o objetivo de criar uma cultura voltada para a liderança e inovação com o foco na gestão participativa; e ter uma plataforma de indicadores gerenciais para avaliar o desempenho de  todos os gestores.

Neste sentido, é necessário ter bem definidos a “missão”, “visão” e “valores”; elaborar um planejamento estratégico; tático e operacional (orçamento) para alinhar a visão empresarial com as estratégias traçadas, e ajustar de forma racional o plano de investimentos para que as metas e objetivos sejam alcançados. Espera-se com isso, resultados que agreguem valor às empresas com uma gestão horizontal que esteja engajada na melhoria dos processos internos. Segue abaixo o caminho a ser seguido pelos empresários na busca do sucesso, porém exige-se uma mudança de mentalidade para que esse processo faça sentido.

Seguem algumas dicas importantes:

1) Ame a Mudança: O mundo é dinâmico.

2) Seja Veloz: Busque a inovação.

3) Reposicione seu negócio: Aposte em um novo mercado.

4) Inspire e Encoraje: Seja inspiração para as outras pessoas.

5) Tenha visão tangível: Seja prático e palpável.

6) Tenha pessoas capacitadas: Não adianta ter ideias inovadoras sem pessoas capacitadas.

7) Esteja conectado: O líder deve estar conectado com os acontecimentos do mundo dos negócios.

8) Mantenha os pés no chão: Se for cair, que a queda seja pequena.

9) Questione: Saber questionar é um atributo fundamental para o sucesso.

10) Use a imaginação: Exercite-a todos os dias.

Prof. Dr. Nivaldo Costa Menezes é doutor pela Universidade Kennedy. É doutor em Psicologia Social pela Universidad John Kennedy – UK. É professor do Senac e sócio-diretor na NCM Sistemas e Consultoria. www. ncmconsultoria.com.br

Maiores informações sobre o nosso programa de desenvolvimento de líderes e coaching executivo no site: ncmconsultoria.com.br. Whatsapp 11- 97437-6049

1Coaching – metodologia de desenvolvimento e capacitação de pessoas por meio de técnicas e ferramentas, que permitem mudar a mentalidade pessoal e profissional de empresários e executivos.

 

 

 

 

Comentários
Carregando...