Presença ética no marketing on-line

Qual a diferença entre a publicidade tradicional e a nova comunicação para a Medicina Veterinária?

Vamos começar orientando como é possível ter uma forte presença nas redes de forma ética. Mantenha sua mente aberta e aproveite nosso conteúdo para seu desenvolvimento.

Hoje falaremos o porquê do marketing ser tão especial e importante para sua empresa, desmistificando alguns paradigmas. Acreditamos que o marketing digital está revolucionando a forma de conquistar e interagir com seu cliente de maneira ética. Os veterinários que estiverem comprometidos com prestar o melhor atendimento aos seus clientes e pacientes são os que podem estar presentes on-line.

 

Você tem esse comprometimento? Você que ter o reconhecimento do seu cliente?

O primeiro ponto é que o novo marketing não trata apenas de vender, fazer promoção ou empurrar algo que seu cliente não precise. O marketing é responsável por gerar valor para sua marca, com autoridade, segurança e confiança para seus seguidores. Marketing é o preço, o produto, o serviço, a decoração, a arquitetura e a propaganda. Assim, além desses seguidores tornarem-se clientes, serão defensores do seu trabalho e representantes da sua marca, divulgando para seus amigos e demais contatos. O boca-boca é ampliado!

 

Você ainda tem alguma dúvida sobre gerar valor para sua marca?

Seus clientes querem consumir marcas com uma boa reputação. Como isso pode ser aplicado à sua realidade médica?

Você concorda que seu trabalho é extremamente técnico? Como você espera que seu cliente agregue valor para seu trabalho, se ele pode não saber lhe avaliar?

Seu concorrente como você sabe aplicar vacinas, fazer uma boa consulta, dar diagnósticos corretos, tratamentos bem realizados, as cirurgias são feitas com sucesso. Esse é o padrão que as pessoas esperam do veterinário e sabemos que nem sempre isso acontece. Porém, um de vocês vai ter que se sobressair. Isso é a percepção de valor das pessoas.

Existem profissionais que não seguem uma linha de atendimento e são esses que não podem pensar em ter presença on-line. Um atendimento fora do esperado gera frustração ao invés de fidelização.

Levando isso em consideração, em teoria, a maioria dos seus clientes não saberão se seu diagnóstico está correto ou não, se a cirurgia ou tratamento que você está propondo é o melhor para o caso dele, mas ele sabe identificar se você foi atencioso, se deu bom-dia, se sua secretária foi simpática e realizou um bom atendimento, se a clínica está organizada, a sua aparência, o local do atendimento, se havia vaga no estacionamento, enfim…

Seu cliente busca outros elementos para agregar valor ao seu trabalho. Esses elementos são a tradução da sua marca.

Você precisa saber o que sua marca significa e o que você quer passar com ela para seus clientes. Muito cuidado: nem sempre o que você quer é o que você está passando. É preciso alinhar a estratégia do seu negócio com as ações de marketing que você realiza. Dessa forma não acontecerão ruídos na sua comunicação.

O marketing está mudando a forma de interagir com o paciente e com nossos clientes, para isso é importante entender que ele não é uma forma de venda, de promoção ou de empurrar algo que o seu cliente não queira, nem precise. Ele é responsável por gerar valor, confiança para clientes e pacientes, assim o seu cliente torna-se além de usuário de sua marca, sendo defensor do seu trabalho, trazendo reconhecimento e uma propagação maior do seu negócio.

 

Prof. Dr. Marco Antonio Gioso FMVZ-USP – www.usp.br/locfmvz

Esp. M.V. Karina Costa @karinacosta.mktveterinario

 

 

 

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