Os grandes hospitais: vilões ou amigos?2 min para ler

Você sabia que para as próximas duas décadas o mercado se transformará?

Grandes cadeias de pet shop e cuidados médicos vão crescer. Você poderá ser comprado (um bom negócio!), ou um grande hospital abrirá as portas no seu bairro. Será sua morte? Depende. Veja que na maioria das vezes é o contrário. Você crescerá!

Grandes hospitais cobram mais e isto faz com que os clientes enxerguem os preços dos menores como competitivos e atraentes, desde que você ofereça excelente qualidade de atendimento. Note que usei “excelente” e não “boa”. Esta diferença fará toda percepção na cabeça do cliente. Não sou contra preços baixos, desde que seja para o cliente certo, bairro correto, serviço estruturado. Não falo de benemerência ou caridade. Se não fossem estes últimos, o mundo seria bem pior. Mas falo de negócios. Preço baixo exige escala, grande volume de atendimento. Lembre que muitos clientes avaliam preço baixo com baixa qualidade (posicionamento).

Outra vantagem de ter grandes hospitais a seu redor é estabelecer parceria, pois eles possuem equipamentos e serviços que podem ser úteis a você. O cliente não vai necessariamente ficar no grande hospital quando conhecer a nova estrutura por vários motivos. Muitos não gostam de ser atendidos em grandes hospitais, não gostam dos preços, da localização; e o melhor: preferem você!

Se você souber encaminhar bem e estabelecer relacionamento profissional e de coleguismo com o grande hospital, às vezes até de amizade entre colegas, você nunca será abandonado pelo cliente. Pelo contrário, ele irá agradecer em saber que se precisar de cuidados especiais para seu pet, você sabe como e para quem indicar. Isto é parceria confiável e justa. O que infelizmente percebo são encaminhamentos frios, sem uma ligação telefônica, uma troca amigável de whatsapp. É essencial que exista conexão entre ambas as partes.

Grandes clínicas e hospitais podem e devem trabalhar em parceria. Se quiser ver com seus próprios olhos, volte-os ao mercado americano, pois lá esta parceria ocorre há uns 25 anos com sucesso.

Prof. Dr. Marco Antonio Gioso – FMVZ-USP www.usp.br/locfmvz

 

 

 

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