O sucesso profissional empresarial4 min para ler

Fácil de alcançar, difícil de manter.

Para darmos início ao quesito sucesso precisamos discutir um pouco sobre o Neuromarketing, pois sabemos muito bem que atingir o sucesso é difícil, mas se manter no sucesso é com certeza muito mais árduo. Após várias análises dos comportamentos cerebrais dos consumidores, permitiram aos neurocientistas e profissionais de marketing entender com maior propriedade o que ocorrem no cérebro deste consumidor, quando ele é submetido e encantado a um comercial, ou uma resenha de um serviço, ou a uma embalagem de certo produto.

Nos dias de hoje já é possível entender quais reações, sensações, emoções e sentimentos para com um produto ou um serviço, a publicidade, a embalagem, o layout ou modo de apresentação causam no consumidor. As reações hoje já podem ser medidas e estudadas como uma fragrância, por exemplo, pode decidir uma compra. Outro exemplo como uma diversificação de cores dentro da empresa desvia olhar para aquele ou este produto. Nesta matéria, onde eu me dedico e procuro também entender melhor o funcionamento do cérebro humano frente ao consumo de produtos ou serviços.

Estes estudos e pesquisas já avançaram em demasia e muitos profissionais de neuromarketing já afirmam terem descoberto o click de comprar do cérebro humano, o qual as ações de marketing e o seu mix de marketing se preparam para criarem o produto e ou serviço que devem ser atingidos.

Os consumidores compram produtos e adquirem serviços de forma inconsciente, alguns estudos chegam a afirmar que nos atuais consumidores são usados de 85% a 95% de suas decisões de compra das pessoas são inconscientes.

Por conta deste comportamento identificado de decisão, as marcas, produtos e serviços precisam atingir o inconsciente destes consumidores.

Na verdade vemos que isso não é invenção da roda, pois a maioria das empresas vem se utilizando deste artifício ou ferramenta de marketing há muito tempo. Adquirimos serviços ou compramos produtos e marcas por sensações, emoções e sentimentos.

Sensações, emoções e sentimentos são razões não racionais, portanto elas se encontram muito próximas à área inconsciente do cérebro do consumidor.

Adquirimos serviços e ou produtos por felicidade, amor, status, segurança, por novidade, comprar algo ou usar algo novo que remete a uma sensação diferente a usar algo já velho. Adquirir um serviço e sentir que ele lhe trouxe uma sensação de bem-estar, conforto ou melhoria da qualidade de vida humana ou animal é resultado de influência do inconsciente. Ou seja, as marcas atuam de forma inconsciente no cérebro dos nossos consumidores do dia a dia.

“O estudo das emoções tem algo de intangível, que não pode ser medido por mapas e números. Muitas empresas têm medo disso, porque gerenciar emoções é difícil”, diz o psicólogo português Fernando Rodrigues, especialista em ciências do consumo e CEO da ICN Agency.

Apresentar ao consumidor mensagens em forma de propaganda e ofertas que ressaltam o seu interesse, preservando de propagandas indesejáveis, que causam rejeição devem ser o objetivo de toda e qualquer empresa.

O princípio do Neuromarketing é semelhante ao marketing de conteúdo: mostrar e divulgar conhecimento, algo que seja realmente interessante ao consumidor, que traga uma boa experiência de consumo através da análise de seu comportamento.

Desde 2002, o uso desta ferramenta chamada Neuromarketing trouxe descobertas primorosas para o mundo da comunicação. Através de tecnologias progredidas, pode-se averiguar a conduta do consumidor, ao perceber um serviço ou produto e analisar o quanto foi impelido pela mensagem em seu inconsciente.

As ferramentas neurocientíficas permitem uma nova compreensão, adequada e evidenciada do comportamento do consumidor. Elas são capazes de, por exemplo, determinar se sua mensagem vai gerar necessidade, desejo, aversão ou ainda aumentar a possibilidade da compra por impulso.

É possível desvendar de fato o que causou um sentimento negativo por um serviço, ou por um produto, imagem ou linguagem. Com estas respostas, o profissional ou a empresa conseguirá levantar quais são os assuntos mais relevantes que chamariam a atenção de seus clientes e quais não trarão ótimos resultados lucrativos.

Fique ciente que você conquista o resultado sozinho ou desenvolve uma equipe de alto desempenho para conquistar mais resultados! As pessoas à sua volta estão tendo sucesso!

Muitos profissionais dedicam muito tempo e dinheiro para fidelizar seus clientes e muitas vezes se esquecem de medir os resultados.

Acredito que teremos o jogo do século: Profissionais Liberais versus Mercado – não percam, hein! Mas aprenda sempre, pois o conhecimento é uma bagagem leve de ser carregada.

Francis Magno Flosi é professor, médico-veterinário, acadêmico da Academia Campineira de Letras, Ciências e Artes das Forças Armadas, diretor-presidente do Grupo Qualittas e presidente da ABVET (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas).

 

 

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