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Marketing para médicos-veterinários

Marketing para médicos-veterinários

Como conseguir mais pacientes?

A profissão de médico-veterinário está crescendo todos os anos. E, junto à maior demanda dos tutores pelo serviço especializado, aumenta também a concorrência. Nesse cenário, é fundamental se valer do marketing para médicos-veterinários para conquistar mais pacientes e se firmar enquanto referência na área.

O problema é que a maioria dos profissionais, ao sair da faculdade, tem pouca informação sobrecomo adotar estratégias corretas para divulgar o seu serviço, dentro do que permite a legislação proposta pelo CFMV.

Por isso, neste artigo, separamos algumas dicas básicas para que você não tenha mais dúvidas sobre as melhores estratégias de marketing para se destacar na área e até abrir uma clínica de sucesso. Confira!

 

Invista em marketing digital

Nos últimos anos, estratégias convencionais de marketing, como panfletos e anúncios na TV e rádio, passaram a dividir espaço com o marketing digital. Essa forma de se comunicar e divulgar o trabalho, basicamente, consiste em construir a sua imagem nos meios digitais como forma de se fortalecer enquanto autoridade no assunto.

Por isso, a primeira dica de marketing para médicos-veterinários é investir na presença digital. Mas como isso pode ser feito? Confira algumas ações básicas a seguir:

  • Crie um site com todas as suas informações de atendimento, que seja responsivo para dispositivos móveis e otimizado para buscas.
  • Aposte em estratégias de SEO (conjunto de estratégias para ser ranqueado nas primeiras posições do Google).
  • Identifique quem é o seu público-alvo e pense em estratégias direcionadas para ele.
  • Utilize campanhas patrocinadas nas redes sociais e para o Google.

Produza conteúdo relevante para seu público

Uma das grandes tendências da atualidade é o marketing de conteúdo que, de maneira geral, se refere a produzir conteúdo relevante e de qualidade para o público. Dessa forma, você ou o seu negócio, ao resolver um problema do leitor, se torna autoridade no assunto. E, como resultado disso, alcança um maior número de vendas.

Você pode adotar o marketing de conteúdo utilizando um blog para escrever bons conteúdos sobre as principais dúvidas do público. Assuntos que se relacionam com o seu dia a dia de atendimentos também são bem-vindos.

Uma dica para fazer bons posts é utilizar linguagem mais simples, sem perder autoridade, e apostar em imagens chamativas para o assunto.

 

Crie um perfil completo nas redes sociais

Outra estratégia de marketing para médicos-veterinários é utilizar das redes sociais para divulgar os seus serviços. Com o crescimento desses canais, é impossível para um profissional que deseja se destacar no mercado ficar de fora, não é mesmo?

De acordo com a legislação, não é permitido prestar atendimento por meio digital, mas, as redes sociais podem ser uma ótima forma de se aproximar do público.

Em páginas do Facebook, Instagram e Linkedin, por exemplo, você pode desenvolver o marketing de conteúdo, criar seções para tirar dúvidas (desde que não sejam consultas), publicar curiosidades e dicas para cuidar melhor dos animais. O ideal é ver o que funciona mais com os seus seguidores e investir sem medo!

 

Esteja atento às normas do CRMV

O marketing para médicos-veterinários é essencial para quem quer sair na frente da concorrência e aumentar o número de atendimentos em sua área de atuação. No entanto, o CRMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), por meio da resolução nº 780/2004, dispõe de algumas regras, tais como:

  • Não realizar atendimentos on-line.
  • Não utilizar fotos de pacientes para demonstrar sucesso de tratamento.
  • Não fazer propaganda enganosa (ex.: afirmar que é o melhor da cidade).
  • Não divulgar técnicas e tratamentos sem eficácia comprovada.
  • Não divulgar tabela de honorários ou comparativos com valores de outros profissionais.
  • Divulgar apenas equipamentos e tratamentos que sejam diferenciais (e não um qualitativo de natureza intrínseca do serviço oferecido).
  • Veicular em todo material de divulgação nome completo, especialização (se houver), inscrição no Conselho Regional de Medicina Veterinária e endereço de atuação.

 

Não se esqueça do marketing pessoal

Essa dica é direcionada principalmente para profissionais que atuam de forma autônoma. Afinal, sua imagem é o seu primeiro cartão de visitas, não é mesmo?

O marketing pessoal para médicos-veterinários é uma estratégia a mais para se tornar referência na área e conquistar a confiança dos tutores de animais. Por tal razão, vale a pena adotar algumas ações no dia a dia que visem fortalecer a sua imagem enquanto profissional competente e responsável. Algumas delas são:

Vestir-se adequadamente à profissão e aos atendimentos, levando em conta higiene, segurança e conforto.

  • Ter postura firme diante dos tutores, demonstrando conhecimento.
  • Demonstrar empatia com as pessoas, ou seja, se colocar em seu lugar diante de algumas situações complexas.
  • Ter uma boa rede de contatos.
  • Pratique o autoconhecimento e reconheça quais são suas grandes qualidades.
  • Invista em capacitação e especialização profissional.
  • Melhore a sua comunicação interpessoal.
  • Tenha sempre uma postura profissional.
  • Honre seus compromissos com os pacientes e tutores.
  • Seja sempre pontual.

 

Bônus: Invista em uma pós-graduação

As pesquisas na área de Medicina Veterinária evoluem constantemente. E, para que o profissional não fique desatualizado, é fundamental buscar por cursos de especialização e pós-graduação.

As vantagens são muitas, afinal, tutores e proprietários de animais certamente darão preferência a um profissional altamente especializado. Além disso, fazer uma especialização pode:

  • Ampliar o seu networking.
  • Aprofundar seus conhecimentos.
  • Expandir os atendimentos.
  • Aumentar a lucratividade.
  • Mais empregabilidade.

 

Fonte: Blog do Mundo Veterinário.

 

 

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