Equívocos de marketing na clínica veterinária2 min para ler

Um dos equívocos mais comuns é acreditar que o marketing é sinônimo de vendas.

O marketing busca conhecer o mercado e o cliente por meio de identificação, relacionamento, satisfação e posicionamento da marca. Vendas são ações diretas para aumentar o número de clientes.

É comum nesse ponto surgir a dúvida, mas não podemos fazer o número de clientes aumentar com o marketing também? Sim, mas no marketing não há uma abordagem direta aos clientes. Há ações que indiretamente nos aproxima dos clientes.

Ouvimos dizer que marketing é igual a propaganda. O marketing é um conjunto de ferramentas para se relacionar com o mercado. A propaganda é apenas uma dessas ferramentas. Assim como as vendas, as ações de propaganda devem estar alinhadas às de marketing para que o resultado seja efetivo.

Dificilmente vemos planejamento de marketing sem o uso da propaganda e uma propaganda sem a análise de marketing pode ser dinheiro e tempo jogado fora.

Para começar a análise de marketing da nossa clínica, vamos avaliar o mix de marketing, que refere-se a um conjunto de ferramentas que ajudam a compreender nosso consultório, clínica e serviços.

O mix de marketing é composto principalmente pelos 4 “Ps”. Produto, Preço, Ponto e Promoção. Em produto definimos o que temos a oferecer aos nossos clientes, desde as características dos serviços até a sua marca. O preço é a definição de quanto estamos dispostos a cobrar pelo serviço incluindo as políticas de desconto e formas de pagamento.

Pense como cliente! Quanto você acha que vale um serviço de saúde? Quais as variáveis que influenciam em sua decisão. Erro comum nesse mix é cobrar demais ou cobrar de menos. O ponto é o meio pelo qual nosso serviço chega aos nossos clientes. Onde você está localizado? É interessante para seu público-alvo? Como os seus clientes se deslocam até sua clínica? De carro? Transporte público? Conhecer essas características ajudam a definir onde deve ser posicionado seu serviço. Tem estacionamento? Tem fácil acesso aos demais meios de transporte? Promoção é um conjunto de estratégias e ferramentas para promover seus serviços para os atuais e futuros clientes. Ela inclui a propaganda, assim como as ações diretas de vendas, relações públicas e promoções.

 

Prof. Dr. Marco Antonio Gioso FMVZ-USP – www.usp.br/locfmvz

Esp. M.V. Karina Costa Marketing Veterinário – Agromarketing @karinacosta.mktveterinário

 

 

Comentários
Carregando...