Reorganização Empresarial2 min para ler

O caminho para o sucesso das pequenas e médias empresas do segmento pet.

Este artigo mostra aos leitores como as pequenas e médias empresas (PME) podem melhorar de forma considerável os seus negócios, por meio da reorganização dos seus processos gerenciais. Grande parte dessas empresas acaba tendo problemas para se sustentar em seus mercados de atuação, geralmente por falta de um planejamento estratégico, tático e operacional, voltado ao alinhamento das estratégias traçadas com o seu objetivo.

É muito comum tais empresas terem problemas com o fluxo de caixa e capital de giro cuja causa são investimentos malplanejados. E a inexistência do planejamento faz com que os empresários tomem empréstimos a custos elevados e se endividem. Os juros e encargos financeiros acabam por exaurir os ganhos que o negócio proporciona e leva, na maioria das vezes, ao encerramento de suas atividades em curto espaço de existência. Mas, felizmente, há como corrigir os problemas e esperar resultados mais sustentáveis para a atividade empresarial.

 

Como as PME devem proceder?

A reorganização de uma empresa deve contemplar etapas importantes. Para que ela seja possível, é importante que as PME consultem profissionais com a experiência necessária para diagnosticar problemas e indicar os planos de ação que devem ser executados, necessários para corrigi-los. O início da reorganização deve mapear os processos gerenciais (fluxogramas e organograma); realizar um programa de coaching adequado a cada atividade; e ter uma plataforma de indicadores gerenciais para avaliar o desempenho empresarial.

Neste sentido, é necessário ter bem definidos a “missão”, “visão” e “valores”; elaborar um planejamento estratégico; tático e operacional (orçamento) para alinhar a visão empresarial com as estratégias traçadas e ajustar de forma racional o plano de investimentos para que as metas e objetivos sejam alcançados. Espera-se com isso resultados que agreguem valor às PMEs. Este é o caminho a ser seguido pelos empresários na busca do sucesso.

Prof. José do Carmo é mestre strictu sensu em Energia pela USP (Universidade de São Paulo). É professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Universidade Estácio de Sá. É consultor com especialização em treinamento empresarial, reorganização de empresas e valuation na NCM Sistemas e Consultoria. Prof. Nivaldo da Costa Menezes é doutor em Psicologia Social pela Universidad John Kennedy – UK. É professor do Senac e sócio-diretor na NCM Sistemas e Consultoria.

www.ncmconsultoria.com.br

 

 

 

Comentários
Carregando...