Prompet Distribuidora

Há mais de 10 anos no mercado, empresa fez seu nome como distribuidora de acessórios pet e vet na Bahia e região.

Com a missão de ser reconhecida por sua excelência na comercialização de produtos no segmento pet a Prompet iniciou suas atividades em 2008 pelos sócios: Paulo Rogério Martins, seu irmão Marcos Martins e mais um colega de infância, José Ricardo. Atualmente a empresa é uma referência no Nordeste como distribuidora do setor.

“Eu, junto com meu irmão Marcos Martins e mais um colega de infância, José Ricardo, decidimos mudar de São Paulo para Salvador- BA. Conseguimos entrar no mercado como representantes do Correntão e Agrodog e, depois de alguns anos, conseguimos montar nossa própria distribuidora. Hoje temos uma carteira com mais de 1.000 clientes, 70 fornecedores e 20 colaboradores”, conta Paulo Rogério Martins.

A habilidade para negociar foi o que levou o pequeno comércio fundado por Martins a se transformar em um dos maiores distribuidores do Nordeste. Até chegar lá, porém, Martins e seus sócios tiveram que trilhar um caminho árduo desde o boom do mercado até o que ele considera o momento mais difícil do setor, que foi a crise econômica e política desses últimos dois anos. “No nosso caso, pegamos o boom do mercado pet. Falando do Nordeste, acompanhamos o crescimento de uma grande rede de lojas, clínicas e hospitais veterinários estruturados, mais profissionais especializados. Outro grande avanço foi dentro de casa. Criamos processos internos que nos levaram a ser um dos principais distribuidores do estado, com eficiência na logística e o nosso diferencial atendimento de alta qualidade”, relembra o empresário.

Apesar das estatísticas positivas, os últimos anos o mercado pet também sofreu com a atual crise econômica e política do país. “Acredito que nestes últimos dois anos, onde tivemos uma retração na economia significativa, trazendo uma incerteza do mercado, foi um fator que nos trouxe um sinal de alerta e dificuldades, além da chegada de grandes distribuidores e atacadistas dando um destaque maior em preços, derrubando nossas margens”, avalia Rogério.

É claro que, nessa longa história, houve muitos e muitos tropeços. Contudo a trajetória é vitoriosa. “Sempre acreditamos em nosso negócio e vendo o sucesso de outros distribuidores, principalmente do Sul e Sudeste, sabíamos que estávamos no caminho certo. Mas ainda temos muito espaço para crescer e sim conseguir voos maiores. Nosso sentimento ao ver tudo o que já construímos é de orgulho e vitória, pois, mesmo distante de nossa cidade, conseguimos triunfar em uma região que conhecíamos muito pouco”, declara.

Manter o padrão de qualidade é um dos pilares de expansão de Martins e seus sócios para o futuro, agora que a descentralização do setor está andando. “Manter o padrão de qualidade em nossos serviços e buscar uma expansão comercial para atender todo o Nordeste. Nos mantendo sempre atualizados pois o mercado exige cada vez mais de profissionais capacitados e um bom networking para atender às necessidades dos clientes, tendo produtos variados e de qualidade”, planeja o empresário.

Assim, o empresário dá dicas para os comerciantes que querem começar ou dar um upgrade em seu negócio. “Planeje bem antes de iniciar qualquer negócio, analise os riscos de mercado e não cometa os mesmos erros de quem não se preparou. Busque se inspirar nos modelos de negócio que tiveram sucesso”, conclui.

 

 

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