Eukanuba volta ao Brasil!

A marca de alimentos superpremium para pets pertencente ao conglomerado americano Mars, Eukanuba, voltou a ser distribuída no país.

A Akron, considerada atualmente a maior plataforma de distribuição do segmento pet da América Latina, será a responsável de forma exclusiva por toda a gestão comercial e logística por esse retorno.

Para falar disso, batemos um papo com o CEO da Akron, Nelo Marraccini, responsável pela implantação da Royal Canin no Brasil e que esteve à frente da gestão logística e comercial por mais de 26 anos (entre 1992 e 2018).

Negócios Pet: Por que a Mars tomou a decisão de parar a comercialização dos produtos Eukanuba no Brasil?

Nelo Marraccini: Sucessivas mudanças de controladores fizeram com que a marca perdesse participação de mercado.

 

NP: O que fez a empresa retomar a distribuição no Brasil novamente?

NM: O Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo e movimentou aproximadamente 20 bilhões em 2018. Há um grande potencial a ser explorado, principalmente no que diz respeito ao segmento de nutrição especial e premium.

NP: Como será feita a gestão comercial e logística da marca?

NM: De 1992 a 2018, a Akron foi a responsável por implantar a marca da Royal Canin no Brasil, levando-a à liderança nos anos 90. Em 2019, a Royal voltou para a gestão do grupo Mars, detentor da marca, e passaremos a fazer o mesmo trabalho de trade marketing e logística para implantar a Eukanuba em âmbito nacional. A distribuição começou no fim de fevereiro nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, que representam 70% do mercado pet. Vendemos para breeders, veterinários e pet shop owners. Assim que os mercados de SP e RJ estiverem cobertos, expandiremos para o restante do país. A operação será própria nas maiores praças, já que nas menores a empresa contará com distribuidores.

 

NP: Quais os planos da marca a médio e curto prazos com essa retomada no mercado nacional?

NM: Nosso objetivo a curto prazo é consolidar a marca Eukanuba no país. Além disso, vamos inaugurar um galpão de 7 mil m² para auxiliar na logística de distribuição da Eukanuba e dos produtos da Pet Food Solutions (PFS), nossa marca própria de alimentação animal, cujo portfólio contempla cerca de 90 itens. O investimento para os próximos 18 meses é de cerca de R$ 30 milhões. Esperamos ampliar a operação da Eukanuba para todos os Estados do país gradativamente, até o final do ano, além de aumentar as vendas em 50% em um prazo de doze meses. A longo prazo, vamos aumentar o portfólio da Eukanuba no país, já que na primeira etapa do trabalho os produtos que chegaram ao mercado brasileiro são os voltados aos cães: Filhote, Adulto, Light e Sênior para raças pequenas, médias e grandes.

 

 

 

 

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