Revista Negócios Pet

Raças – Bombaim: A minipantera negra

Como a maioria dos gatos, sua origem e o porquê do nome são um mistério.

As primeiras criações do Bombaim, ou Bombay, são bastante recentes. A história conhecida desta raça começou quando a criadora de gatos americana Nikki Horner decidiu criar um gato que fosse uma miniatura de uma pantera negra. Levou com isto mais de 30 anos para criar a raça que teria visto em fotos muito antigas sem datas ou origens. Seu ideal de criação era que surgisse um gato parecido com o chamado Burmês, apesar disto negro com olhos na cor de topázio.

No ano de 1970 foi que o Bombaim teria sido registrado através do CFA (Cat Fanciers Association). No ano de 1974 ele contava com um clube e a partir de 76 ele iria concorrer em classes de campeão. Foi uma das primeiras raças que teriam sido reconhecidas pela TICA. Seu nome foi originalmente dado para homenagear a Índia, região onde vivia a pantera negra. [sociallocker]

Como características físicas o Bombaim deverá contar com um pelo completamente preto e curto, com a aparência de um veludo, bastante próximo ao seu corpo, sem pontos nem as ondas brancas, realçando assim os músculos de pantera. Seus olhos são grandes, redondos, expressivos em cores intensas e luminosas. A cor mais comum é o ouro claro podendo chegar até o cobre. O gato da raça Bombay deverá ter um tamanho médio, sendo que o macho é maior do que a fêmea.

A pelagem do Bombaim é curta e de coloração preta, além de bastante lustrosa, e conta com um brilho quase que vítreo. Seus olhos também chamam bastante atenção pela cor bastante peculiar.

Este é um gato extremamente afetuoso com toda a sua família, adora brincar e ama mais ainda colo. Devido a sua pelagem curta, ele é bastante sensível ao frio e, por este motivo, gosta de ter contato com os donos sem fazer cerimônia em procurar a cama de seus donos durante a noite.

O Bombaim convive muito bem com as crianças e também outros pets, apesar de ficarem estressados ou até mesmo ariscos em ambientes muito barulhentos.

Para que ele mantenha sua pelagem sempre linda, é necessário apenas o pentear uma vez ou outra para eliminar seus pelos mortos, certamente ele não irá reclamar destes cuidados.

É um felino muito brincalhão, divertido, paciente, não é destruidor nem mesmo traiçoeiro, costuma se adaptar muito bem em qualquer tipo de clima. O peso médio de ambos os sexos varia de 2 a 5 kg e eles vivem de 15 a 16 anos. [/sociallocker]

Gostou do conteúdo desta matéria? Compartilhe com seus amigos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.