Mercado Pet – Ratones: 10 anos de sucesso

Por:

Uma das lojas do mercado pet mais bem conceituada em Santa Catarina comemora 10 anos de uma história de grandes desafios e muito sucesso. Para entender um pouco dessa história entrevistamos seu fundador Amarildo Segala. Confira a entrevista e se inspire!

Negócios Pet: Como começou a história da Ratones?

Amarildo Segala: A Ratones Agroveterinária Ltda. EPP nasceu modesta e simples no dia 1º de abril de 2007. Compramos uma agropecuária que já existia no local de uma senhorinha de 70 anos. A empresa chamava-se Agropecuária Cardoso Ltda. ME. A decisão foi abrir uma empresa nova, zerada, com a nossa identidade. Eu e minha esposa Beatriz, com a dica de um amigo que já tinha comércio, batizamos a empresa de Agropecuária Ratones, com o pensamento de valorizar o nome do local – Bairro de Ratones – em Florianópolis. Sem grande experiência no mercado – um novato – e ainda assumindo uma empresa que já tinha passado por cinco donos e não decolava… E os moradores ainda diziam: – É só mais um que vai pegar e vai largar! Mas com garra e perseverança abraçamos a empresa, não dando atenção aos comentários negativos.

NP: Como conseguiram a credibilidade do consumidor local?

AS: Sempre dedicando total atenção aos clientes, fomos cativando um a um. O cliente precisava de um produto e nós não tínhamos, anotávamos o telefone, corríamos atrás, providenciávamos com urgência e já avisávamos o cliente que seu produto estava na loja. No final de 2012 com o apoio de um cliente (Luiz Mello – da agência Hive) começamos a pensar em ter uma imagem própria. Um nome mais forte, que inspirasse confiança, ética e respeito, qualidade que nossa empresa já carregava e era reconhecida. Nada é fácil. No dia 30/10/12 o inesperado. Eu sofro um infarto, fruto da superconcentração das atividades da empresa e estresse junto a um dos fornecedores da loja. Problema superado. A empresa não pode parar. Em 2013 nasce um novo nome e uma nova marca surgia. Era a Ratones Agroveterinária Ltda. que apresentava no mercado a sua nova logo.

NP: Quando vocês mudaram de endereço?

AS: No final de 2013 um novo desafio. Sempre tivemos a vontade de estar localizados na SC-401. Claro… É a vitrine de Florianópolis. Foi aí que apareceu um imóvel para alugar. Foram 90 dias de obras e surgiu a nova Ratones Agroveterinária Ltda., localizada na SC-401. De uma loja de oitenta metros quadrados para um espaço produzido com quase quinhentos metros quadrados foi um passo e tanto. Em 2015 mais um desafio. Um prédio geminado à Ratones fica para alugar. Foram mais 90 dias de obras e em 01/03/16 a empresa é reinaugurada, agora com 1.000 m². A mudança foi grande, a única coisa que não mudou foi a forma carinhosa, a ética, o respeito e a seriedade com que tratamos nossos clientes humanos, nossos clientes bichos, nossos fornecedores e prestadores de serviços e todos que nos rodeiam.

NP: Hoje em dia a Ratones conta com quais serviços?

AS: Hoje temos dois consultórios veterinários, um exclusivo para felinos e outro para atender caninos e silvestres; dois centros de estética, um dedicado a atender felinos e coelhos e outro para atender caninos; sala de terapias, uma extensão dos consultórios para atendimento de fisioterapia, acupuntura, exames e imagens (ultrassom, eletro e eco, etc.); sala de descanso para os funcionários; sala de reunião para a diretoria; sala de treinamento com capacidade de 15 pessoas sentadas. A Ratones Agroveterinária Ltda. tem a mais completa farmácia veterinária da Grande Florianópolis e virou referência em produtos e serviços pet. São 10 anos de muita luta, muito trabalho e coroados de sucesso. E, como tal, assim foi conduzido nosso trabalho durante todos estes anos.

NP: Qual o principal avanço que considera ter conquistado com a Ratones?

AS: Temos certeza que o maior avanço que a Ratones Agroveterinária conquistou é o reconhecimento público, tanto de clientes quanto de lojistas e fornecedores de que é a loja mais completa da cidade. Já escutamos várias vezes o comentário: “Pode ir na Ratones que lá tem! Se lá não tiver, ninguém tem.” Paralelamente a empresa e seus colaboradores atingiram um nível de conhecimento técnico invejável. Com treinamentos constantes sobre produtos e acessórios, os funcionários carregam consigo uma bagagem muito importante sobre o uso, aplicação e serventia dos produtos que a empresa comercializa e os serviços que presta.

NP: O que viu avançar nesse período no mercado pet?

AS: Nos últimos 10 anos, vivenciamos uma explosão no mercado pet. A humanização do pet como um todo, não só cão e gato, estimulou o mercado a desenvolver novos produtos. A veterinária também ganhou muito com o avanço da tecnologia. A diversidade de especialidades trouxe significativo ganho de saúde aos pets. Hoje temos cardiologista, oftalmos, dermatos, ortopedistas e tantas outras especialidades. Os exames também cada vez mais modernos – ultrassom, ecocardiograma, tomografia e até ressonância colaboram para um diagnóstico muito mais preciso para tratar nossos pets.

NP: Quais as principais dificuldades enfrentadas nesses anos?

AS: A carga tributária e a burocracia imposta às empresas brasileiras, sem dúvida nenhuma, ainda são as maiores dificuldades que enfrentamos nos últimos anos. A instabilidade política que o país atravessa também não ajuda em nada no crescimento dos negócios. A falta de mão de obra qualificada e as “le postiche” (bolsa isso, bolsa aquilo) que o governo criou nos últimos anos não estimulam as pessoas a se qualificarem. Trabalham “x” meses e apostam no seguro-desemprego e tantos outros benefícios que o governo oferta.

NP: Quais as perspectivas a médio e longo prazos para a empresa?

AS: A empresa em 2018 deve atingir seu ponto de equilíbrio e com isso buscar novas parcerias e desenvolver novas linhas de produtos em seu mix de quase 7.000 itens. Um mercado muito interessante e que ainda é mal trabalhado em Florianópolis é o de aquarismo e de caça e pesca. Vamos primeiro buscar a profissionalização e depois ofertar ao mercado este nicho que nos falta.

NP: A Ratones fará algo especial nesse décimo ano?

AS: Criamos e desenvolvemos a campanha “10 anos em 200 dias”. A campanha visou contar a trajetória da empresa nestes 10 anos de existência, com vídeos e fotos com clientes, fornecedores e amigos. Com um painel que mudava todos os dias, a campanha começou no dia 13/09/16 e finalizou com o aniversário da empresa no dia 01/04/17. Um grande evento marcou o aniversário dos 10 anos da empresa, que contou com a presença de amigos, muitos clientes e fornecedores. Algo para ficar na história da empresa. E no embalo das “hashtags”, a Ratones criou a sua: #somostodosratones e #10anosem200dias.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Outras matérias que você pode gostar

Agora Nossa Edição Digital é Gratuita!

Garanta a sua assinatura e receba mensalmente nossas Edições no Formato Digital

Receba nossas novidades em seu Email

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.