A conquista da credibilidade

Cinco passos para conquistar a credibilidade profissional no mercado veterinário.

Aquilo que o profissional possui de mais importante é seu nome e sua reputação. Por isso, é necessário, para o seu crescimento e sucesso profissional, construir e manter a credibilidade de sua imagem diante do mercado de trabalho.

Dificilmente você terá sucesso na sua carreira ou nos negócios se ninguém acreditar em você. Credibilidade não é algo que se compra – e muito menos fácil de alcançar –, tendo em vista que é conquistada com o tempo e convivência.

Sinceridade, conhecimento e capacidade de executar bem os trabalhos são os pilares que sustentam essa característica. Com cinco passos simples, você pode obter mais credibilidade e sucesso na sua carreira.

Mantenha-se organizado. Desenvolva o hábito de ser organizado no dia a dia com as suas tarefas. E-mails, mensagens, ligações e outras atividades podem se acumular e atrapalhar o seu rendimento no trabalho. Pessoas desorganizadas não passam uma boa imagem profissional pelo simples fato de que sui de mais importante é seu nome e sua reputação. Por isso, é necessário, para o seu crescimento e sucesso profissional, construir e manter a credibilidade de sua imagem diante do mercado de trabalho. Dificilmente você terá sucesso na sua carreira ou nos negócios se ninguém acreditar em você. Credibilidade não é algo que se compra – e muito menos fácil de alcançar –, tendo em vista que é conquistada com o tempo e convivência. Sinceridade, conhecimento ninguém gosta de confiar tarefas em quem não vai conseguir concluí-las com responsabilidade e excelência.

Seja verdadeiro e congruente com seus valores. No momento em que você finge ser mais do que realmente é, sua credibilidade é abalada. Toda imagem apenas se sustenta por um longo período se ela for pautada em valores e princípios verdadeiros. Seja ético, justo e respeitoso tanto na vida profissional como pessoal. São valores adquiridos com a educação familiar, mas que serão exigidos ao longo das experiências da vida. Para que as pessoas tenham credibilidade em você é necessário que primeiramente você dê motivos para isso.

Procure ouvir mais do que falar. Você entende aquilo que os outros falam para você? Saiba que é uma característica rara hoje em dia. Seja receptivo ao que chega aos seus ouvidos, demonstre atenção ao que está sendo verbalizado. Exercite a empatia. Procure entender o que o outro fala e também como ele se sente. Muitas vezes o profissional que desenvolve a habilidade de saber ouvir é mais valorizado do que aquele que se expressa bem. As pessoas que têm credibilidade não precisam provar o que sabem, nem que sabem a todo tempo.

Desenvolva relacionamentos. A todo momento criamos relações com as pessoas que convivemos e estamos nos comunicando constantemente. Toda troca de experiência é uma nova chance de fortalecer sua credibilidade profissional, gerando assim visibilidade e oportunidade de crescimento. Entretanto é fundamental que você saia da sua zona de conforto e seja mais ativo e interessado com a qualidade dos seus relacionamentos profissionais. Agregue conteúdo relevante e mantenha sempre suas relações ativas e construtivas.

Invista no seu desenvolvimento. Torne-se um expert em suas atividades e, para isso, invista sempre que puder em cursos profissionalizantes. As pessoas irão confiar em seu trabalho se você for realmente competente naquilo que faz. Portanto, estude e torne-se um especialista na sua área de atuação. Não fique estagnado, atualize-se sempre para acompanhar as mudanças e dinâmica do mercado de trabalho.

A credibilidade não vem antes da hora. Tenha cuidado para não forçar esse processo natural, pois você pode obter um resultado contrário e acabar sendo visto como uma pessoa falsa e tendenciosa. O ideal é ser você mesmo e, no momento certo, todos o reconhecerão como um profissional excepcional. Lembre-se que todos os dias você tem a oportunidade de ser um profissional cada vez melhor.

Francis Magno Flosi é professor, médico-veterinário, acadêmico da Academia Campineira de Letras, Ciências e Artes das Forças Armadas, diretor-presidente do Grupo Qualittas e presidente da ABVET (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas).

 

 

Comentários
Carregando...