10 coisas que o empreendedor precisa saber para estar no caminho certo5 min para ler

Quando o assunto é empreendedorismo sempre surgem conteúdos motivacionais e dicas para que o negócio tenha sucesso, não é mesmo?

O que poucos sabem, na verdade, é que o empreendedor percorre alguns caminhos tortuosos até atingir seus objetivos e metas.

Mas afinal, como é o dia a dia de um empreendedor? Quais são os problemas e barreiras que precisam ser enfrentados para, finalmente, alcançar o tão sonhado sucesso? Patrícia Meirelles, especialista em empreendedorismo, elencou algumas questões importantes que todo empreendedor iniciante precisa saber para estar no caminho certo. Confira:

 

1. Quase nada vai sair como você planejou

É sempre muito importante manter o mínimo de organização e se planejar. Mas a verdade é que muita coisa não vai sair como você espera ou deseja. Praticamente todos os dias surgirão situações que serão necessárias se adaptar e ter flexibilidade. “Bruce Lee, certa vez, usou uma frase que faz todo o sentido. Ele disse que é preciso ser como a água, porque ela se adapta em qualquer lugar e em qualquer situação. Esse conceito vale muito para o empreendedor”, orienta Patrícia.

 

2. A burocracia e os impostos são grandes

Muitas pessoas decidem ter o próprio negócio, mas nem imaginam a burocracia e os impostos envolvidos. “Para se ter uma ideia, no Brasil o tempo que se leva para abrir uma empresa é muito maior, se comparado a outros países do mundo”, pontua Patrícia. A especialista orienta que, com o cenário que se apresenta, o empreendedor deve trazer a responsabilidade para si e não ter preguiça de fazer as coisas acontecerem.

“Eu costumo dizer que da porta pra fora você não pode controlar, mas da porta pra dentro você pode e deve fazer a sua parte”, ensina.

 

3. Problemas vão surgir todos os dias

Sabe aquela frase que diz que “Todo empreendedor é um resolvedor de problemas”? Segundo Patrícia Meirelles, trata-se de uma das frases que melhor resume a vida de qualquer empreendedor. “Imprevistos acontecerão cotidianamente, mas é preciso estar preparado para ser o solucionador. Foco na resolução do problema é a palavra-chave para que determinada coisa – que eventualmente não tenha saído como planejado – volte à normalidade”, diz.

 

4. Você vai contribuir para tornar o mundo um lugar melhor

O que você vai agregar pra sociedade? O que pretende fazer de diferente? O que o seu negócio vai trazer de bom? Você vai criar alguma coisa que vai fazer a diferença na vida das pessoas? Para a especialista, o empreendedor precisa ter um propósito antes de abrir seu negócio. “Imagina o mundo que a gente vive hoje sem comida, sem energia elétrica, sem carro e sem tantas outras coisas que visionários e empreendedores criaram. Essa mesma ideia tem que continuar se propagando. Qual é a contribuição que eu vou trazer ao mundo?”, questiona.

 

5. Sua satisfação pessoal fará todo esforço valer a pena

Cada conquista do novo empreendedor precisa ser celebrada. Cada feedback positivo de um cliente ou de quem acompanha o trabalho tem de ser o combustível para que ele continue. A satisfação pessoal com aquilo que está sendo feito é imprescindível para que o esforço continue valendo a pena.

 

6. Você vai trabalhar muito

Não existe fórmula mágica. Você vai trabalhar muito principalmente quando o negócio ainda estiver no começo, em fase de estruturação. O empreendedor será o responsável pela construção da base ao acabamento e isso requer muito trabalho sim. “Se você quer empreender e ganhar dinheiro, é preciso estar preparado para trabalhar além da média”, complementa.

 

7. É preciso ter uma boa equipe para fazer dar certo

É aquela premissa: Sozinho você vai mais rápido, mas junto você vai mais longe. “O empreendedor precisa ter um time que caminhe junto com ele. Se todos da equipe estiverem em busca do mesmo propósito, o negócio tem muito mais chances de acontecer do que se você seguir sozinho.”

 

8. Você vai descobrir e desenvolver habilidades todos os dias

Um dos erros mais comuns de quem começa a empreender é ficar preso ao que ele considera “ser bom”. Todo começo é difícil. Então, necessariamente você vai precisar fazer várias coisas dentro do seu negócio até poder contratar mais pessoas para sua equipe. Além de ter de desenvolver novas habilidades, é muito importante estabelecer parcerias.

 

9. Você vai fazer muita coisa que não gosta até fazer o que gosta

A maioria das pessoas começam a empreender porque tem um sonho. Mas no dia a dia de um negócio, o elas vão se deparar com muita coisa que não gostam. Esse é o maior desafio de quem está começando: se superar e realizar coisas mesmo sem estar com vontade. Porque para atingir a meta que ele mesmo colocou para o negócio, antes, vai precisar fazer coisas que ele não gosta tanto assim ou não tem tanta afinidade.

 

10. Empreender não é profissão, é estilo de vida

É muito mais do que só abrir uma empresa ou ter um cargo de liderança. De acordo com Patrícia é fazer escolhas e se empenhar para que aquilo realmente dê certo. “O empreendedor precisa adotar uma postura de protagonista, de resolvedor de problemas. É se superar a cada dia. Como disse um amigo certa vez: empreender é pra todo mundo, mas não é pra qualquer um”, finaliza.

 

 

 

 

 

Comentários
Carregando...