Bull Terrier – O cão gladiador2 min para ler

Com origem no cruzamento entre Bulldogs e estilos distintos de Terriers, ele tornou-se um cão ágil e resistente.

Uma das formas mais antigas de Terriers que existem, essa raça foi modificada com o cruzamento com o Dálmata, sendo então o primeiro cachorro Bull Terrier de cor totalmente branca a ser gerado. Criado originalmente para ser um lutador, foi produzido a partir de diversas raças que apresentavam a força e a agressividade desejada.

O Bull Terrier é um cão cujos ancestrais eram usados em brigas com outros cães ou então com touros, sendo, por isso, conhecido como “cão gladiador”. Durante o século XIX, era comum que ele fosse usado na Europa (principalmente na Inglaterra) na luta contra animais selvagens ou domésticos (como ursos, cavalos, macacos e, inclusive, leões). Esse tipo de lutas foi proibido no ano de 1835.

O Bull Terrier cachorro é muito inteligente e brincalhão, gostando de se divertir com as pessoas e as crianças pequenas. Às vezes, pode se mostrar teimoso em algumas situações, mas no geral é um cão fácil de lidar. Ele não tem o hábito de latir muito e obedece aos comandos dos donos de maneira fiel. Apesar de mostrar agressividade em situações em que se sente ameaçado, ele é um animal equilibrado e tem como instinto proteger a sua família de possíveis ameaças.

Os filhotes Bull Terrier possuem uma grande vitalidade e adoram estar na companhia da sua família, o que o torna um bom cão de guarda quando se tornar adulto. Apesar disso, ele pode ser bastante possessivo em relação ao seu território, o que resulta em problemas quando convive na companhia de outros animais.

É um cão fácil de ser adestrado, o que é recomendável ser feito desde quando é um Bull Terrier filhote, já que seu comportamento será o resultado de como foi tratado e do tipo de adestramento por qual passou.

Apesar de se dar muito bem com crianças, é preciso estar atento para que o Bull Terrier não acabe machucando com seu peso em uma brincadeira mais agitada. Ao encontrar com uma pessoa pela primeira vez, o Bull Terrier não será agressivo. Porém, não fará amizade de imediato, mostrando-se um pouco arredio ou desconfiado.

O Bull Terrier tem como característica a aparência musculosa, cabeça fina e alongada e orelhas pequenas. Possui pelagem curta e áspera, nas cores branca ou manchada. Os machos da espécie chegam a pesar cerca de 30 quilos, possuindo em geral apenas um pouco mais de peso que o Bull Terrier feminino. O tamanho, entretanto, costuma ser bem semelhante, de 53 cm a 55 cm. Ele tem como expectativa de vida a média de 11 a 14 anos.

Fontes: racasdecachorro.com.br

 

 

Comentários
Carregando...