Revista Negócios Pet

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Coronavírus: M.V. Prof. Dr. Andrigo Barboza De Nardi

Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias empresta materiais hospitalares ao município

A Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Unesp, no câmpus de Jaboticabal, colocou à disposição da cidade, a título de empréstimo, itens de consumo (seringas, agulhas, luvas, máscaras e aventais), medicamentos (anestésicos e antibióticos) e equipamentos, como monitores multiparamétricos, bombas de infusão e ventiladores pulmonar, utilizados no hospital veterinário para o tratamento de pacientes com a Covid-19.

Jaboticabal, segundo as autoridades locais, tem três casos confirmados da doença. Esses itens serão emprestados à Secretaria Municipal de Saúde e ao Hospital e Maternidade Santa Isabel, que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, em função da demanda encaminhada à Unesp pelas autoridades do município. O empréstimo teve o aval da Congregação e do diretor da FCAV, o professor Antonio Sergio Ferraudo. Foi o diretor do Hospital Veterinário “Governador Laudo Natel”, professor Andrigo Barboza de Nardi, quem apresentou a proposta às autoridades de saúde de Jaboticabal.

“Como estamos bem equipados e com as atividades suspensas, entendemos que poderíamos ajudar, colocando esses materiais e equipamentos à disposição do município e do principal hospital da cidade, por meio de empréstimo, neste momento de combate à pandemia da Covid-19, em que vários itens médicos tiveram os preços elevados por causa da grande procura. Acredito que é um momento em que todos devem se ajudar e a Unesp pode realmente contribuir, especialmente, se a situação ficar mais complicada e houver desabastecimento”, afirma o diretor do hospital veterinário, que ressaltou que “todos os materiais oferecidos são de uso humano, apesar de utilizados no hospital veterinário”.

Apesar da suspensão do atendimento ao público externo no hospital veterinário, em razão da quarentena em vigor em todo o Estado de São Paulo, a unidade universitária mantém o cuidado e a assistência aos animais do chamado “rebanho didático”, utilizado para as aulas práticas. “Nossa preocupação é colaborar com o município e com a região, disponibilizando nossa estrutura para as autoridades da saúde, já que muitas vidas humanas poderão ficar em situação de alto risco. Também gostaria de destacar que estamos tomando todas as medidas recomendadas pela nossa Reitoria e órgãos oficiais competentes com o objetivo de impedir a proliferação da Covid-19”, diz o diretor da FCAV, o professor Antonio Sergio Ferraudo.

Após reunião com representantes do hospital veterinário da Unesp em Jaboticabal, o hospital local solicitou a cessão de 100 caixas de máscaras cirúrgicas simples e a Secretaria Municipal de Saúde, outras 50 caixas de máscaras e 300 aventais descartáveis de manga longa. Os aventais são para a proteção dos profissionais de saúde, durante o momento da coleta de amostras para o estabelecimento do diagnóstico da doença.

“Nós, do Hospital e Maternidade Santa Isabel, sinceramente, ficamos emocionamos quando fomos positivamente surpreendidos pelos professores Ferraudo e Andrigo da Unesp ao sermos contatados. Aproveito a oportunidade para fazer um agradecimento especial. Como ex-aluno e residente da Faculdade de Medicina da Unesp, câmpus Botucatu, senti-me ainda mais orgulhoso. Estamos nos preparando para uma batalha contra o coronavírus e contarmos com aliados de tal calibre moral e altruísmo nos fortalece. O verdadeiro espírito de integração universidade/comunidade foi levado a um patamar por mim ainda não vivenciado. Só temos a agradecer e espero que não tenhamos a necessidade de utilizar tudo o que foi disponibilizado, mas nos conforta muito essa retaguarda da nossa Unesp”, disse o coordenador administrativo do hospital local, o médico Jeyner Valerio Junior.

Localizada na região de Ribeirão Preto, Jaboticabal tem cerca de 75 mil habitantes. Segundo a prefeitura local, os equipamentos da Unesp colocados à disposição da cidade permitirão, se necessário, dobrar a capacidade de atendimento. “Somos extremamente gratos por esse empréstimo, por essa iniciativa que fortalece a nossa luta”, afirma o secretário municipal da saúde de Jaboticabal, João Roberto da Silva.

Por Jorge Marinho, Portal Unesp

 

Foto: M.V. Prof. Dr. Andrigo Barboza De Nardi

Diretor Hospital Veterinário “Governador Lauro Natel” – Unesp Jaboticabal

Consultor e Pesquisador Convidado Master Minds INOVET

 

Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp, câmpus Jaboticabal / SP

Imagem: Divulgação FCAV

 

 

Agora Nossa Edição Digital é Gratuita!

Garanta a sua assinatura e receba mensalmente nossas Edições no Formato Digital

Outras matérias que você pode gostar

Receba avisos dos próximos eventos do setor pet
Inscrever
close-image