O que eu preciso para montar meu Banho e Tosa?

Fizemos uma lista base para iniciar o seu negócio.

Trabalho na área de pet shop desde 1998 e acompanho as mudanças desse mercado de perto por nunca ter mudado de ramo.

Diversas dúvidas chegam até mim e muitas são de forma generalizada quando se inicia. Uma delas é o que preciso comprar para montar meu banho e tosa?

Vejo pessoas que trabalham com venda que indicam para os clientes aquilo que falaram a elas que é necessário, mas que na prática muitas vezes não sabem nem o funcionamento do equipamento e isso aumenta muito no orçamento. Pessoas compram objetos que vão utilizar uma ou duas vezes no máximo ou guardam antes mesmo de entender para que servem.

Fizemos uma lista base para iniciar seu banho e tosa. Existem milhares de opções, variedades de equipamentos e produtos que facilitam alguns procedimentos, mas aos poucos você vai personalizar seu serviço e adicionar aos poucos aquilo que o ajudaria a melhorar. Vamos separar em sessões:

 

Banho

Ducha higiênica

A não ser que você tenha qualquer tipo de instalação de chuveiro em seu estabelecimento, deverá ter uma ducha quente e fria para o banho.

 

Banheira

Existem variedades de fibra, inox e alvenaria. Para escolher, pense no período que pretende ficar no estabelecimento, no conforto e espaço.

 

Guia de banheira

Diferente da guia de mesa, ela não é de tecido e não estraga tão rápido ao contato com a água. Sempre tenha uma pequena e uma grande. Guias duplas melhor deixar para investir depois, pois têm muitas pessoas que investem e não gostam e elas ficam guardadas na gaveta.

 

Soprador

Diversos modelos podem ser encontrados, lembre-se que é um equipamento que trabalha em sua potência máxima e investir em um “baratinho” pode custar caro na hora de fazer a manutenção ou precisar comprar um melhor depois. Baixo barulho e múltiplas funções podem até ser atrativos, mas se quiser um equipamento duradouro invista em um equipamento robusto e potente.

 

Secador

Use o mesmo critério para comprar seu secador. Modelos coloridos e de material frágil costumam ser deixados de lado muito rápido. Teste o pico e tosa parte móvel e, se for muito frágil, opte por um mais resistente. Utilizamos o secador em sua máxima potência e ele esquenta muito, por isso os bonitinhos frágeis costumam estragar com facilidade.

 

Toalhas

Particularmente, eu não aconselho usar suas próprias toalhas, hoje em dia na maioria das cidades existem toalheiros que locam por um valor que vale a pena. Toalhas descartáveis acabam sendo mais caras que as alugadas. Se optar por ter as próprias toalhas, não esqueça de lembrar que secar um cachorro ensopado dobra o tempo do procedimento. Então compre toalhas de qualidade que realmente sequem.

 

Rasqueadeira

Esse equipamento é necessário ter três tamanhos: pequeno, médio e grande. Compre um equipamento profissional, não precisa ser aquelas cheias de funções. Invista em equipamentos mais sofisticados, quando você achar que poderia melhorar seu trabalho se tivesse um equipamento melhor.

 

Escova de pino

Você precisa ter esse equipamento para trabalhar pelagens longas ou cães, como o Spitz, que sofrem grande perda de subpelo se escovados de maneira errada. Com apenas um tamanho o que varia é o comprimento de suas cerdas e a variedade de cabos. Nunca compre com bola na ponta e escolha uma de qualidade que lhe ajude em qualquer ocasião. As de cerdas muito longas não vão ajudá-lo no início.

 

Pentes

Tamanhos variados, com cabo, sem cabo e com funções que às vezes pensamos ser besteira, mas não é. Para iniciar, compre um mediano para todas as situações e aos poucos invista em mais modelos que vão aumentar a qualidade do seu trabalho.

 

Alicate de unha

Compre ao menos um pequeno e um grande. Depois pode investir em um próprio para gato, mas no início eles vão lhe atender bem.

 

Guia de mesa

Guia de tecido que facilita o manuseio do cão ou gato na mesa de tosa, o ideal é ter uma pequena e uma grande.

 

Tosa

Mesa com girafa

Pelo menos uma mesa com girafa você precisa ter. Pode até ter bancadas de alvenaria, mas, para tosar, a mesa flexível facilita muito. Opte por mesas com girafa e evite aquelas com desenho em alto relevo, pois para limpar é ruim e fica com aparência de encardida muito rápido. Escolha mesas que o cliente não deslize e hoje muitos usam tapetes de EVA para dar mais segurança ao cachorro. Na primeira compra escolha um tamanho padrão e para o futuro pense em mesas menores, hidráulicas e com mais mobilidade. Pode acreditar, a mesa faz muita diferença na hora de tosar.

 

Máquina de tosa

Um equipamento para a vida toda. Pense muito antes de investir um valor alto em uma máquina que se quebrar você vai ter que guardar na gaveta e comprar outra. Busque alternativas que tenham fácil manutenção, nem tudo que é caro é bom. Hoje temos modelos mais baratos que têm opções de lâminas e adaptadores. Meu conselho é: pesquise muito, temos máquinas tradicionais e máquinas atuais boas também. Veja se consegue investir um pouco menos e experimentar um modelo novo e depois, se achar necessário, invista em uma mais robusta.

 

Tesouras

Não saia comprando as mais caras do mercado, só se você for um profissional experiente. Caso seja novato na profissão, invista em quatro modelos de uma marca intermediária e depois se achar que pode melhorar seu trabalho compre as marcas dos sonhos, mas vá devagar para não estragar a tesoura top por falta de prática.

Tesoura Reta, Curva, Semidentada e Tubarão são itens essenciais para realizar uma tosa.

 

Lâminas

Vamos passar a relação das numerações e quantidades necessárias:

• #30: Lâmina que facilita a tosa nas patas e a mais indicada para usar nos adaptadores.

• #10: No mínimo duas, pois a maioria das máquinas inclui uma lâmina #10. Invista em mais uma, pois é muito utilizada.

• #7F: Você pode investir em uma mas logo sentirá a necessidade de comprar outra.

• #4F: Uma lâmina muito utilizada em tosas que o dono não quer peludo e não quer raspar, pois consegue trabalhar com uma, mas talvez você sentirá necessidade de comprar mais uma futuramente.

Outras lâminas mais altas são substituídas por adaptadores. Caso você queira pode comprar a #3F, #3 3/4F e 5/8, mas indico que compre as mais usadas: um kit e adaptador e depois, se sentir necessidade, invista em mais opções de lâminas.

 

Adaptador (Snap)

Geralmente é vendida em kit com seis ou sete tamanhos de pentes. Usa-se acoplada em uma lâmina de preferência #30. Opte sempre por modelos de aço, os de plásticos agarram no pelo e prejudicam o resultado final da sua tosa. Considerando o valor é tentador, mas confie em alguém experiente e não jogue seu dinheiro fora.

Essa é a listagem de equipamentos para realizar todos os procedimentos de banho e tosa comum. No mercado temos diversas opções e outras técnicas mais específicas que exigem outros investimentos.

Lembre-se que, além disso, você precisa de instalação elétrica, hidráulica e alguns reparos que atendam a fiscalização.

Produtos e acessórios não estão na lista e vamos abordar esse tema em outra ocasião.

Espero ter ajudado.

 

Natalye Pellegrino do Portal do Tosador.

 

 

 

 

Comentários
Carregando...