Neila Nolasco: Quando a inquietação é aliada do sucesso3 min para ler

Por ser amante e criadora de Poodle e de Yorkshire Terrier desde 1990, Neila Nolasco decidiu ampliar seus conhecimentos e participação no mercado pet e em 1997 entrou de vez para o setor.

Mas, como proprietária da pet shop, percebeu que poderia melhorar ainda mais e, devido à dificuldade de encontrar profissionais com a excelência que desejava no banho e tosa, em 2004 iniciou um curso de formação na área e ainda não contente e percebendo a carência de mão de obra qualificada montou sua própria escola onde atualmente dá cursos e forma tosadores e banhistas. Confira a trajetória dessa empreendedora.

Negócios Pet: O que mais lhe atrai dentro da sua profissão?

Neila Nolasco: O que me atrai é a superação, saber que cada dia posso ser ainda melhor e melhor.

 

NP: Você se especializou em alguma área dentro do banho e tosa? Se sim, qual e como?

NN: Sim, como tosadora – Fiz vários cursos, frequentei vários workshops e procuro sempre que possível me desafiar em novas certificações nacionais e internacionais. Acredito que a prática e muito estudo nos coloca em ser um profissional qualificado.

 

NP: Quais os desafios encontrados que mais lhe marcaram durante sua trajetória profissional?

NN: O primeiro desafio foi entender que a paciência e o bem-estar do animal estão em compreender a técnica de tosa e colocá-la em prática, todos os dias, a todo o momento. Mais tarde, foi colocar em prática e planejar um modelo de ensino, instruir novos profissionais com um perfil de excelência para trabalhar no mercado pet. E, sinceramente, cada dia enfrentamos novos desafios.

 

NP: Como vê o mercado desde que começou? O que mais se modificou?

NN: Sem dúvida alguma, hoje, temos mais equipamentos e acessórios para trabalhar, temos mais informação direcionada, mais material de pesquisa acessível a todos, interação e informações por grupos e redes sociais. Quando comecei, o tutor não era tão exigente em relação a raça, tosa da raça, o importante era ficar limpo e “bonitinho”. Hoje o tutor já vem com explicações sobre seu animalzinho, sobre raça, sobre padrão, quer conhecer seus produtos, sua maneira de trabalho, o que considero muito bom, pois a qualidade dos serviços de banho e tosa supera qualquer preço pelo valor da qualidade do serviço e bem-estar animal.

 

NP: O que acha necessário para melhorar?

NN: A informação direta ao tutor. Quanto mais o tutor souber sobre o que temos de bom no mercado, tanto como produtos, como qualificação profissional, irá saber separar o joio do trigo e realmente terá sabedoria para entender e reconhecer o profissional que cuida da estética de seu animalzinho de estimação com comprometimento e dedicação e, assim, dará valor e não irá procurar somente por preço.

 

NP: Para você qual é principal característica de um groomer de sucesso?

NN: Dedicação e responsabilidade e amar o que se faz. Com este compromisso de estar sempre se renovando, aprendendo e se desafiando a cada dia para crescimento profissional. Quanto aos novos profissionais que buscam empreender conhecimento inicial na área, fica uma dica fundamental: fazer pesquisa das instituições de ensino na área pet, nas escolas qualificadas e com isso poder instruir e formar novos profissionais. Busquem saber sobre os instrutores e suas qualificações.

Na Escola Centro Estético Ideal de Novo Hamburgo-RS onde sou Instrutora Responsável, nos nossos cursos temos a preocupação com a Base de Ensino para que o aluno esteja preparado para o mercado pet. Isso é fundamento, ou seja, fazer um trabalho onde vai gerar frutos. A partir daí ser responsável pela sua escolha profissional e o sucesso virá.

 

 

Comentários
Carregando...