Não seja a cópia do líder. Seja o líder5 min para ler

No meio de tanta informação, produtos, serviços, negócios e produção de conteúdo na internet, o que nos defende diante dos nossos consumidores é a diferenciação.

Onde você faz e age como os iguais do seu nicho, mas você terá que disputar o mesmo consumidor com todos estes iguais. Faz sentido pra você esta argumentação? A nossa missão é encontrar uma forma de nos destacarmos no meio de tanta informação, encontrando uma forma genuína de entregar resultados assertivos aos clientes ou prospects através dos serviços que prestamos e do produto que vendemos, nos tornando assim referência de sucesso e gerando autoridade. Uau, o desafio é grande, não?! Mas não é impossível quando encontramos a solução para esta equação e nos tornamos o líder em nosso segmento atuando com o mesmo público de sempre.

Nenhuma empresa pode vencer se seus produtos e ofertas lembram qualquer outro produto ou oferta. “As empresas devem buscar posicionamento e diferenciação relevantes” – já cita o pai do Marketing no mundo, Philip Kotler. Não há como prosperar em qualquer área se você não conhece seu mercado consumidor e se não segmenta seu público para entendê-lo e assim criar e ofertar exatamente aquilo que eles precisam e desejam. Porém, de nada adianta você conhecer seus clientes e não usar a criatividade para criar uma marca que é vista de forma diferente pelas pessoas e que vende soluções que ninguém no mercado tem.

O posicionamento é a ação de criar produtos, serviços e uma imagem de marca para ocupar um lugar exclusivo na mente dos consumidores. Ao definir uma estratégia de posicionamento você irá mostrar a essência da sua marca, quais objetivos você ajuda seu público a alcançar e como o faz de maneira completamente sua. Esse é o seu fator de diferenciação e esse é o ingrediente secreto das grandes marcas do mercado! E para nos ajudar nesta tarefa surgiu o Marketing de Diferenciação, usado por grandes profissionais e marcas e que desempenha um papel extremamente importante nessa jornada.

Em sua essência, o Marketing de Diferenciação pode ser definido como um conjunto de estratégias de divulgação que torna uma marca ou empresa reconhecida por suas particularidades diante da concorrência. E ao aplicar a diferenciação dentro do nosso negócio ela será o elemento distinto do produto/serviço que ao ser evidenciado irá destacar-se dos concorrentes tornando-o “único”. Para que seja bem-sucedida a diferenciação deve ser exclusiva, isto é, os atributos distintivos devem ser difíceis de copiar. Da mesma forma, os atributos devem justificar o preço do produto/serviço. Devemos também igualmente assegurarmos que a opção pela diferenciação é viável em termos de custo e que o preço que o mercado está disposto a pagar pelo produto cobre os custos de diferenciação. Caso contrário, estaremos dando um tiro no pé.

Como sempre deixo dicas para vocês sobre o que escrevo para que vocês possam replicar em seus negócios, sugiro: 1) Criem experiências memoráveis para os clientes e/ou prospects. Os tempos mudaram e os consumidores agora esperam algo diferente e especial em cada experiência de compra. A decisão de compra é 90% emocional e 10% racional, portanto, se você não der motivos especiais e memoráveis para que as pessoas tenham histórias positivas para contar referente à experiência que teve ao ter contato com seu produto/serviço, você será apenas mais um na mente dele.

Para isso procure entender quão importante é investir em uma experiência total em todos os pontos de venda e contato com esse cliente; conte as suas histórias para que possam gerar identificação; valorize as emoções (e saiba por que os consumidores se apaixonam por seu negócio? – eu também perguntaria “por que eles não se apaixonam?”) e o valor que você entrega a eles e de que forma eles percebem. Vale a pena, acredite!

O segundo ponto é ler o livro “A Estratégia do Oceano Azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante”, dos autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne. No mês de julho eu fiz uma das Lives do programa Alô, Empóriopet! sobre este assunto e foi uma das melhores em audiência e interação por ser novidade em nosso mercado pet. A estratégia do oceano azul explica como navegar seu negócio rumo a novos mercados com menor concorrência e maior rentabilidade, criando novos mercados para seus produtos/serviços. Saia do cliente potencial e potencialize outros,  caso contrário brigará com seus concorrentes sempre pelo mesmo cliente que não quer valor e sim preço.

E tem muito mais dicas no livro, recomendo a leitura imediata e a colocação em prática das ferramentas. Grandes empresas como Cirque Du Soleil, Apple, Starbucks, Amazon, Gol, Embraer e Ford utilizam as estratégias para alavancar suas estratégias de diferenciação e inovação. E não vai pensando que essas empresas são imensas perto da sua. O que diferencia vocês neste momento é apenas o fato de você ainda não ter estudado e implantado as estratégias no seu negócio.

Aposte naquilo que só você tem. Mostre, inove. Invista nas suas ideias e faça com comprometimento e respeito pela sua criação. Porque o mercado quer e precisa encontrar profissionais e negócios únicos. Comece hoje, seja o líder e não a cópia do líder! Até o próximo artigo!

Kaká Cerutti é neurocoach, palestrante e gestora de marketing e comunicação da empresa Empóriopet.

sac@emporiopet.ind.br

www.emporiopet.ind.br

 

 

 

 

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