Mídias sociais – Os 7 mitos que você deve abandonar, se quer resultados5 min para ler

As redes sociais são uma poderosa ferramenta de marketing e comunicação que permitem às empresas criar e fortalecer as relações com suas “personas”.

É preciso saber usar as mídias sociais de forma estratégica e planejada, com perspectivas realistas sobre o que pode ou não ser realizado e avaliar todas as ações para que sejam obtidos satisfatoriamente os resultados esperados. Neste sentido, empresas de todos os portes e segmentos devem saber se posicionar com eficácia nessas mídias, seja no sentido de manter a interação com o público-alvo, ou, é claro, na própria criação de uma marca ativa e comunicativa. E o primeiro passo para criar um bom e eficaz posicionamento de marca nas redes sociais é conhecendo os principais mitos que circundam essa temática e que induzem, muitas vezes, as empresas a ter um comportamento errado nas redes sociais e até mesmo a manterem-se afastadas destas plataformas. Vamos lá?

 

Mito 1

Marketing de Conteúdo é sobre minha empresa. Diferentemente do que muitas empresas fazem, o Marketing de Conteúdo é completamente voltado para as necessidades da persona (persona é um personagem semifictício do nosso cliente ideal que criamos mais próximo do real para nos comunicarmos de forma mais assertiva com o público). Seu intuito é sanar dúvidas, resolver problemas e compartilhar informações relevantes por meio de conteúdos de qualidade. Dessa forma, a persona é guiada pelo funil de vendas e consegue, ao final do processo, tomar sua decisão de compra com segurança. Os consumidores atuais não querem mais apenas ouvir sobre você, sua empresa, seus produtos ou serviços. Querem de fato é entender os motivos pelas quais eles devem consumir de você e não do seu concorrente.

 

Mito 2

Preciso estar presente em todas as redes sociais. Ter uma fanpage no Facebook, um canal no Youtube, uma página no Google+, um perfil no Twitter, Instagram, Snapchat, Linkedin e poderia continuar a enumerar as restantes redes sociais existentes. Mas a realidade é que a sua empresa não deve estar em todas as redes sociais, mas apenas nas que fazem sentido para os seus objetivos, onde sua persona circula e pelos resultados que você pretende alcançar. Certamente que não quer investir seus recursos em vão, então, seja em qual plataforma sua empresa/marca está, garanta uma estratégia ativa e não deixe seu público sem informação. Será um tiro no pé.

 

Mito 3

Ter muitos seguidores é uma boa estratégia. Quantidade nem sempre significa qualidade! Ou acha que pedir à sua rede de amigos/conhecidos para “Fazer Like” na sua página lhe traz algum retorno ou leads de qualidade? Não! Se o seu objetivo é divulgar a marca, comece a estabelecer uma ligação de referência e autoridade com sua audiência, para posteriormente ter uma comunidade ou legião de seguidores (defensores da marca). Melhor ter 500 seguidores com 300 ativos, interagindo com sua marca e comprando, do que 10 mil que não curtem e nem compartilham uma só postagem sua. Engajamento é a palavra-chave!

 

Mito 4

Apagar comentários e avaliações negativas das páginas e perfis. Jamais devemos fazer isso! Se você quer ver um consumidor furioso, experimente não dar atenção a ele nas redes sociais quando tem alguma insatisfação. E o primeiro ponto é jamais apagar os comentários ou avaliações. Deixe, seja gentil na resposta e o chame inbox para conversar. Peça o número do seu telefone e ligue para conversar, ouvi-lo e entender o que houve e como pode ajudá-lo a solucionar o desconforto. Saiba que fazer uma gestão de crise nestes casos custa muito caro, principalmente a reputação da sua empresa/marcas. Bem sabemos que por vezes é difícil ler críticas negativas, mas, por outro lado, é uma oportunidade de mostrar à audiência que consegue controlar a situação e reconhecer o erro (se aplicável).

 

Mito 5

Ninguém mais lê e-mail. Um grande problema que as empresas encontram hoje em dia é fazer com que os leads abram os e-mails. Isso porque é muito comum que essas pessoas recebam spam; e todos fogem disso. Mas, se sua empresa gera valor para sua audiência, é bem provável que seus leads queiram estender essa comunicação e continuar recebendo seus conteúdos. Para isso, é importante que você tenha sempre em mente que seu cliente quer resolver problemas e não ficar recebendo ofertas o tempo todo. Saiba que e-mailmarketing é a maior e melhor ferramenta de comunicação e relacionamento um a um existente e extremamente funcional. E jamais compre lista de e-mails!

 

Mito 6

Os resultados são imediatos. Acha que consegue analisar resultados significativos nos primeiros 60 dias?! Então saiba que o período mínimo para obter resultados consistentes varia de 6 a 12 meses. E, entre este intervalo de tempo, são muitos os testes realizados ao nível do conteúdo da publicação, da imagem, do formato, entre outros, com o intuito de perceber qual é que funciona melhor (e gera mais retorno) para determinado público/persona. É trabalho de “formiguinha” como costumamos dizer e sempre acompanhado de métricas e indicadores para medir o retorno.

 

Mito 7  

Mensurar é algo que se faz apenas no final da execução da estratégia. Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a mensuração em tempo real. Assim que você lança uma nova campanha já pode acompanhar sua performance. Caso não esteja indo tão bem quanto o esperado, é possível analisar, aperfeiçoar e alterar para melhorar os resultados. Fazer a mensuração só no final é um desperdício enorme de investimento. Além disso, é como usar o ambiente digital como se fosse o tradicional, deixando de lado os benefícios dessa estratégia.

Certamente há muitos outros mitos espalhados por aí. A intenção desse artigo foi mostrar alguns dos principais pontos que geram muitas dúvidas sobre a eficiência e eficácia das mídias e redes sociais para qualquer tipo de negócio. Estar presente nas redes sociais não é uma novidade. Provavelmente todos os seus concorrentes já estão. Por isso é preciso usar das melhores táticas para se destacar perante outras empresas e garantir a atenção de sua audiência, encontrando o seu diferencial e entregando valor para a sua persona! Até o próximo artigo.

 

Kaká Cerutti é gestora de marketing e comunicação da Empóriopet, consultora e estrategista digital, neurocoach de autoconfiança, palestrante e professora de MBA para cursos de Trade Marketing, Marketing Digital e Negócios Digitais.

 

 

 

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