Gabriela Bodnar – Foco, disciplina e determinação4 min para ler

Uma carreira de sucesso é um dos seus principais objetivos de vida.

O caminho rumo a uma carreira de sucesso é longo e muitas vezes cheio de obstáculos. Além disso, são diversas etapas necessárias de capacitação, crescimento pessoal e profissional para atingir um elevado estágio na carreira profissional. A médica-veterinária Gabriela Bodnar é exemplo disso, pois nunca desistiu de seu sonho de exercer a profissão e, para conquistar seu objetivo, não ficou parada, primeiro se formou em esteticista e depois com muito esforço e paciência alcançou seu sonho. Conheça um pouco da história dessa profissional das tesouras e dos bisturis.

Negócios Pet: Quem chegou primeiro, a medicina ou o banho e tosa?

Gabriela Bodnar: Sempre amei os animais, cuidar deles, promover saúde e bem-estar. Não tinha condições financeiras de fazer faculdade de Medicina Veterinária, então na época optei por ser esteticista, mas não esperava que teria uma carreira tão bem-sucedida! A profissão de esteticista não só me tornou uma profissional realizada, como realizou meu sonho antigo que era me tornar médica-veterinária. Conviver com animais é uma coisa de família! Desde crianças sempre tivemos muitos cães em casa, minha mãe me ensinou desde sempre a amar e respeitar os animais! Com o passar dos anos essa relação de amor só se estreitou e virou profissão!

 

NP: Como surgiu a profissão de tosadora?

GB: Tudo começou no ano de 2006, após me desligar de uma rede de pet shops em São Paulo, na qual atuava no setor de filhotes. Na mesma loja ofereciam curso de estética animal, então pensei: “Por que não?!” Queria muito continuar cuidando de animais e não perder o contato. Foi a melhor decisão da minha vida!

 

NP: O que mais lhe encanta no banho e tosa?

GB: Transformar! Palavra que define! O animal chega às vezes sujinho, sem corte algum nos pelos e você tem a oportunidade de criar e transformar muita vezes escondendo defeitos do animal e ressaltando o que ele tiver de melhor.

 

NP: Há quanto tempo atua nessa área?

GB: 11 anos.

 

NP: O que mais lhe fascina na Medicina Veterinária?

GB: Poder salvar vidas! Aliviar o sofrimento de alguém que precisa! Costumo dizer que nosso cuidado se estende a humanos também, pois quando cuidamos dos animais com tamanha paixão, estendemos também esse cuidado ao dono. Cão feliz e saudável, donos felizes! Tudo está interligado! Nada mais gratificante que alguém grato pelo seu trabalho!

 

NP: Atua como veterinária?

GB: Atualmente eu atuo como médica-veterinária, trabalho com controle populacional (castração em massa), cirurgia geral, a valores acessíveis, levando saúde com qualidade para animais carentes, protetores e ONGs. Eu sempre soube que queria trabalhar desta maneira e graças a Deus consegui chegar onde queria. Os animais merecem o melhor!

 

NP: Como concilia as duas profissões?

GB: Na estética animal eu dou apenas cursos de especialização, palestras e workshops. A rotina da Medicina Veterinária é bem corrida.

 

NP: Em que o conhecimento da Medicina Veterinária lhe ajuda no banho e tosa e vice-versa?

GB: Ajuda muito! Hoje eu consigo identificar com facilidade qualquer anormalidade com um animal dentro do centro de estética. E na Medicina Veterinária eu tenho muita convicção para falar com o cliente sobre escolha de tratamentos dermatológicos, frequência de banho, tipos de tosa para cada raça. O tosador conhece intimamente o animal, ele acompanha semanalmente a evolução dos tratamentos dermatológicos (em caso de melhora ou piora), consegue fazer inspeção mais minuciosa que os veterinários, pois o soprador e o secador abrem bem a pelagem, facilitando a visualização do corpo todo! Já no caso dos veterinários, normalmente o proprietário só vai quando a situação está crítica. Então veterinário e esteticista são profissionais parceiros! Um depende do outro, já que as profissões caminham no mesmo sentido!

 

NP: Qual a importância de dominar as duas profissões?

GB: Em qualquer profissão é muito importante ser o melhor no que se faz! Se você buscar ser um profissional de destaque no mercado, portanto, você não pode ser “mais do mesmo”, correto?! Daí então a importância em se especializar e se tornar insubstituível na sua profissão, seja ela qual for! Desta maneira você não precisará se preocupar com a concorrência e o sucesso será inevitável! Sou muito realizada como groomer e como médica-veterinária. Minha dica é: jamais deixem de lutar por aquilo que sonham! Lembre-se: você se movimenta constantemente em direção daquilo que pensa!

 

 

Comentários
Carregando...