Revista Negócios Pet

Peixes de fundo

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Peixes de fundo

Para quem possui aquário, limpeza e qualidade da água são aspectos fundamentais, tanto para sua manutenção, como para saúde e bem-estar dos peixes e outros organismos aquáticos que habitam esse ecossistema. Os peixes de fundo como as Bótias, Coridoras, Cascudos, Acaris e Labeos são peixes comuns, encontrados no mercado e procurados pela funcionalidade, beleza e ação de limpeza do aquário.

Estas espécies são diferenciadas, possuem beleza diversificada e chamam a atenção por serem diferentes dos outros tipos de peixes e possuírem hábitos também diversificados. Suas morfologias atraem muitos aquaristas, principalmente devido às suas cores, listras, estampas sortidas e únicas, podendo até serem classificadas como espécies bizarras ou até espécies mais delicadas e pequeninas, até avantajadas e exóticas, podendo conter bigodes e boca voltada para baixo.

Devido à sua grande variedade, se faz importante conhecer o comportamento, pois, apesar da aparência frágil de alguns, determinadas espécies podem ser donos de um comportamento defensivo e territorialista, no qual defendem o seu espaço a todo custo.

Apesar das várias opções de limpeza existentes, a aquisição de peixes de fundo é considerada um método natural e eficaz, pois exercem importante papel, já que se alimentam de detritos e resíduos orgânicos.

Antes de introduzir uma nova espécie ou de recomendá-la, seja para criação, comercialização ou mesmo para hobby, é preciso sempre observar a compatibilidade entre eles, para que não hajam conflitos, canibalismo, estresse, devido a possíveis brigas que podem ocorrer, causando morte ou predação.

Porém não podemos esquecer que a alimentação deles não deve ser somente de restos ou detritos. Devemos garantir a sua saúde e a sua nutrição, pois uma alimentação inadequada pode levar à morte do animal. Portanto fornecer uma ração específica e que atenda suas exigências nutricionais com base no seu hábito alimentar é fundamental para a saúde, desenvolvimento, vitalidade e longevidade.

 

Amanda Fernandes é graduanda em Zootecnia, Unesp-Jaboticabal. Setor de desenvolvimento na empresa Poytara.

Agora Nossa Edição Digital é Gratuita!

Garanta a sua assinatura e receba mensalmente nossas Edições no Formato Digital

Outras matérias que você pode gostar

Receba avisos dos próximos eventos do setor pet
Inscrever
close-image