O aquarismo e suas vertentes5 min para ler

Parece coisa de outro mundo o fascínio que o aquário desperta nas pessoas.

Um aquarista geralmente passa horas observando as cores, o formato dos peixes, a vegetação e o comportamento de cada organismo ali presente.

A sintonia em que os peixes nadam, a evolução da biologia do aquário e a harmonia do ambiente criado é o que mais cativa e faz com que o aquarista inicie com um pequeno aquário e posteriormente aumente em tamanho, número ou qualidade.

Existem ainda vários benefícios de se criar peixes ornamentais:

1) É um hobby que pode ser apreciado por pessoas de várias idades. Ensinar uma criança a ter responsabilidades e compromisso como acordar cedo, alimentar os peixes, apagar as luzes são exemplos simples de ensinamentos. Em um aquário podemos ainda aprender aspectos práticos da biologia, da química, matemática ou geografia, que contribuem com o aprendizado.

2) O contato com a Natureza está cada dia mais distante da vida nas cidades e a presença de um aquário, principalmente com plantas naturais, pode possibilitar esta aproximação. Observá-lo durante algum tempo relaxa, acalma e pode reduzir muito o estresse causado pelo dia a dia.

3) Reduzir o tempo dedicado aos computadores, jogos e internet de seus filhos também pode ser um dos benefícios.

4) É ideal para apartamentos, onde não podemos criar animais maiores. Não fazem barulho, não sujam, não deixam cheiros desagradáveis.

5) O uso de aquários nas salas de espera de clínicas médicas, odontológicas e hospitais já é uma realidade. Alguns experimentos comprovam a redução do estresse e da ansiedade dos pacientes antes das consultas ou procedimentos cirúrgicos.

6) Em pontos comerciais, a presença de um belo aquário ou lago pode auxiliar na “captura” por clientes. Independente do empreendimento, além de beneficiar os funcionários do local com sua harmonia, os fregueses são atraídos para o interior da loja.

7) Aquários ou lagos ornamentais valorizam o ambiente. Uma residência com lagos projetados ou aquários embutidos pode apresentar valores mais elevados. Pode ainda ser um diferencial na escolha de uma nova moradia.

8) Pode-se criar em pequenos espaços. Na verdade, iniciamos com um pequeno local, mas com o tempo e o gosto pela atividade, comumente ampliamos o tamanho e número de aquários.

Em todo o Brasil existem lojas especializadas em aquarismo onde podemos encontrar desde um pequeno aquário até aqueles planejados feitos sob medida. São diversas opções que se adequam ao gosto e ao bolso de cada um. Busque estas lojas e conheça as diferentes modalidades de aquarismo.

Quando temos nosso animal de estimação, buscamos sempre participar de grupos, alguns eventos e feiras para conhecermos as novidades relacionadas à área. Esta é uma outra opção para quem pretende entrar no mundo do aquarismo.

Uma boa opção para ficar em dia com estas novidades é participar da Feira Internacional de Aquarismo. Este evento acontece pela primeira vez no Brasil entre os dias 19 e 23 de setembro.

O evento é promovido pelo governo do Estado do Rio Grande do Norte com realização da Aquabio (Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática), UFRN/EAJ (Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Escola Agrícola de Jundiaí), ABLA (Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia), UCAB (União das Confederações de Aquaristas do Brasil), Cardume Potiguar (Associação de Produtores e Lojistas de Organismos Aquáticos Ornamentais do Rio Grande do Norte) e demais parceiros.

No centro de convenções de Natal, em um pavilhão de aproximadamente 4.000 metros quadrados, acontecerão palestras, exposições e campeonatos de diferentes espécies de organismos aquáticos ornamentais. Durante o evento serão expostos mais de 3.000 aquários, além de tanques, fontes e lagos ornamentais. Milhares de espécies entre nativas, exóticas e de diferentes linhagens serão mostradas, assim como novos produtos, tecnologias e tendências do mercado.

Empresas que atuam na área de  aquicultura ornamental e aquarismo como pisciculturas, lojas, distribuidores, importadoras e exportadoras e prestadoras de serviço estarão presentes nos mais de 50 estandes.

 

Campeonatos

Em vários países acontecem exposições e campeonatos com julgamentos de algumas espécies de peixes ornamentais. Os principais eventos estão relacionados com o peixe Betta e Guppy, mas campeonatos de peixe-espada, molinésias, killifishes, acará-bandeira, acará-disco, arraias e flower horn também acontecerão durante a feira.

Haverá também concursos dos melhores aquários temáticos, onde o público poderá conhecer várias modalidades do aquarismo. Teremos aquários plantados, marinhos, amazônicos, jumbos, comunitários, africanos, entre outros.

 

Pacotes de viagens

Já estão disponíveis no site www.michelletour.com.br as propostas de preços de hotéis e passagens para o período do evento.

 

Expectativa do evento

Acreditamos que a feira será um marco para o aquarismo no Brasil. Durante o evento, novos aquaristas se encantarão com o hobby, produtores poderão aprimorar as técnicas de produção, empresas poderão mostrar os seus trabalhos e o Brasil terá a oportunidade de mostrar para o mundo a qualidade de seus produtos e potencial de mercado. É um momento de união de todos os Estados, universidades, associações, grupos, produtores e lojistas para juntos desenvolver ainda mais a aquicultura ornamental e aquariofilia.

Paulo Mário Carvalho de Faria é docente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Acesse o site www.cardumepotiguar.com.br e conheça mais sobre o evento.

 

 

 

Comentários
Carregando...