Diminuindo o consumo de água nas lojas de aquarismo3 min para ler

Uma oportunidade de utilizar a água mais eficientemente em sua loja.

Pensando em uma loja de aquários, com certeza são as trocas de água nestes aquários os maiores consumidores de água. Depois vem a manutenção e lavagem das estruturas. É provável que uma boa loja de aquário gaste menos água do que a maioria das pet shops que realizam o serviço de banho e tosa.

Mas vamos às dicas. Basicamente são duas: a primeira se concentra em diminuir o uso da água nas trocas parciais. Para tanto é necessário melhorar as baterias. E a segunda dica consiste em aproveitar esta água descartada.

Assim, é recomendado que as lojas tecnifiquem suas baterias de manutenção de peixes para venda, interliguem todos os aquários a um sistema de filtragem central e utilizem meios de filtragens mais eficientes como a adoção de filtros ultravioleta e ozônios.

A utilização de baterias montadas através da recirculação é interessante, pois aumenta o volume de água/peixe, fazendo com que caia a densidade de estocagem do sistema como um todo diminuindo a exigência dos filtros e seus componentes e reduzindo a manutenção das unidades de manutenção. A figura na página a seguir ilustra uma bateria de recirculação com os componentes de filtragem adequados. A utilização de uma caixa de água em cima da bateria, que depois distribui para os aquários, ao invés da bomba que joga a água diretamente nos aquários, também deve ser considerada como uma boa alternativa, pois aumenta o volume total de água do sistema, deixando mais difícil ainda ocorrer alguma alteração nos parâmetros de água.

Um ponto que vale a pena ser citado em relação aos benefícios do uso da bateria de recirculação é que o risco de surgimento de doenças diminui consideravelmente e nesse tipo de bateria podem ser adicionados elementos esterilizantes como o ozônio e a luz ultravioleta. Além disso, é fácil isolar as unidades que apresentam alguma anormalidade e realizar os procedimentos de tratamento e afins isoladamente. É só fechar a torneira de entrada de água do aquário.

Esquema de Sistema de Recirculação de Aquarios por Kodoma
Esquema de sistema de recirculação proposto por Kodoma et al., (2011). Setas indicam o sentido do fluxo da água. 1) Aquários; 2) Filtros tipo “Bag”; 3) Skimmer; 4) Filtro biológico; 5) Lâmpadas; 6) Caixa sump; 7) Bomba Retorno; 8) Sistema de esterilização Ultravioleta

 

Com a implementação das baterias  de recirculação, as realizações de trocas de água serão praticamente nulas, diminuindo a necessidade de realização de aproveitamento de água descartada, mas de toda forma é conveniente instalar uma caixa de água na loja para coletar a água das baterias. A água doce coletada pode ser utilizada para lavar as estruturas da loja. E água salgada, após um tratamento com cloro, pode ser reutilizada na bateria para repor a troca parcial seguinte ou água evaporada, desde que seus parâmetros sejam normalizados.

 

Rudã Fernandes Brandão Santos é mestrando em Aquicultura no Caunesp, Desenvolvimento & Tecnologia da Poytara e desenvolve pesquisas em manejo, nutrição e sanidade de peixes ornamentais.

ruda_fernandes@poytara.com.br

 

Referências: Goro Kodama; Wesley Freitas Annunciação; Eduardo Gomes Sanches; Carlos Henrique de Araújo Miranda Gomes; Mônica Yumi Tsuzuki. Viabilidade econômica do cultivo do peixe-palhaço, Amphiprion ocellaris, em sistema de recirculação. Bol. Inst. Pesca, São Paulo, 37(1): 61 – 72, 2011

 

 

 

Comentários
Carregando...