Revista Negócios Pet

Alimentos funcionais se consolidam no mercado de rações para pets

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Alimentos funcionais se consolidam no mercado de rações para pets

Por: Mirela Luiz

Relação humanizada entre donos e animais é um dos principais fatores para crescimento do nicho.

O segmento de alimentação para animais de estimação está em constante crescimento no Brasil e no mundo.

Segundo a Pesquisa Global de Rações 2020, organizada pela Alltech e divulgada em janeiro, a produção de pet food na América Latina cresceu 6% em relação ao levantamento de 2019.

O estudo apontou, ainda, que o setor já corresponde a 2% de toda a indústria mundial de rações animais. Além disso, o nicho de alimentos premium vem se consolidando, impulsionado por mudanças nos padrões de consumo e pelos investimentos das indústrias em novas linhas especializadas.

Segundo o gerente de vendas para pets da Alltech, Rafael França, o crescimento na busca por esse tipo de rações se deve à relação humanizada entre os donos e os animais de estimação. “Os alimentos superpremium tiveram um aumento expressivo no mercado nos últimos 10 anos. Os pets são membros da família e as pessoas querem que eles tenham mais bem-estar e qualidade de vida. O processo de humanização agrega valor para os segmentos de saúde, pet shop e alimentação. Estima-se que este avanço no mercado de rações premium no Brasil passe de 17% para 23% até 2024, fator que já ocorreu há anos em países como EUA e Japão”, explica.

A formulação dos alimentos premiunizados é resultado de pesquisas que buscam ingredientes altamente funcionais e benéficos para a saúde animal. “Adicionamos aditivos tecnológicos como o extrato de Yucca, que traz resultado para redução do odor das fezes. E também aditivos prebióticos como MOS, para saúde intestinal, além dos suplementos nutricionais, como os aminoácidos sintéticos, vitaminas e minerais”, explica a coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da Special Dog Company, de Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, Mariana Monti.

Seguindo a tendência do mercado, a empresa busca a cada dia especializar seu portfólio de produtos das linhas Premium e Super Premium e conta atualmente com 33 produtos para cães e 17 para gatos.

Esses ingredientes também contribuem para a melhoria da saúde bucal, pelagem, digestão e cuidado renal, trazendo longevidade aos animais. Para França, as transformações não ficam restritas aos produtos: os consumidores estão cada vez mais atentos a esses alimentos. “Os donos de pets estão sempre em busca de informações sobre os ingredientes das rações, entram nos sites das empresas, leem as embalagens, participam de fóruns em redes sociais. Para nós, que trabalhamos com tecnologia e inovação no setor, essa busca é extremamente importante, pois o mercado está cada vez mais exigindo nossas soluções”, finaliza.

 

 

Agora Nossa Edição Digital é Gratuita!

Garanta a sua assinatura e receba mensalmente nossas Edições no Formato Digital

Outras matérias que você pode gostar

Receba avisos dos próximos eventos do setor pet
Inscrever
close-image