5 dicas para aumentar a sua produtividade4 min para ler

Na era digital, a impressão que se tem é que o tempo tem passado mais rapidamente e, quando chega no final do dia, parece que não conseguimos produzir nada ou quase nada, não é mesmo?

Para corrigir isso e conseguir produzir mais, precisamos seguir alguns passos de melhoria e mudar certas atitudes que nos prendem e fazem com que percamos o nosso tempo. Abaixo você verá 5 superdicas de como aumentar sua produtividade.

1) Faça um planejamento e organize suas tarefas

Liste todas suas tarefas especificando as datas e horários de forma organizada e por ordem de importância. Fazer listas é o método mais indicado, pois facilita o trabalho do nosso cérebro na leitura e compreensão. É importante também que se tenha de 3 a 5 tarefas principais em que você deva dedicar toda sua energia  (utilize a tríade do tempo como auxílio) e procure sempre seguir as tarefas de forma rígida e imediata.

Tríade do tempo: Divisão das tarefas em importantes, emergenciais e circunstanciais.

Vantagens: Com uma maior organização de suas tarefas, você evita que tarefas sejam postergadas ou não cumpridas e faz com que seu dia seja mais produtivo, podendo até mesmo sobrar para cumprir outras tarefas não tão importantes a serem feitas.

 

2) Tenha Foco!

Ao iniciar uma tarefa, procure primeiro concluí-la antes de passar para outra. Concentre-se e mantenha o foco! Tente não se distrair ou ficar mudando de atividade, pois isso atrapalhará seu rendimento e você não terminará nenhuma delas.

Dica: Se por algum motivo você não estiver conseguindo manter o foco, utilize a regra dos cinco minutos: desafie-se a trabalhar por 5 minutos em algum projeto e dê o seu melhor! Você vai se surpreender com o resultado destes apenas 300 segundos focados.

Vantagens: Quando você dedica uma atenção a alguma atividade, a sua taxa de produtividade tende a aumentar, fazendo com que você elimine suas tarefas de forma mais rápida e com melhores resultados.

 

3) Faça primeiro o mais difícil (ou o mais chato)

Procure sempre eliminar as tarefas mais difíceis o quanto antes, faça tudo o que você não está tão a fim de fazer primeiro, pois assim o resto do seu dia será mais produtivo e prazeroso realizando tarefas mais agradáveis. Vantagens: Quando você faz o mais difícil primeiro, ou o mais chato, as chances de você postergar ou deixar de cumprir com essas tarefas diminui muito, pois ao eliminá-las você tem a certeza de que terá atividades mais agradáveis a fazer.

 

4) Cuidado com as interrupções

No mundo das tecnologias, temos várias distrações que atrapalham nossa concentração e nos tiram do foco. São os famosos “ladrões do tempo”, pois quando você menos percebe, eles já tiraram horas do seu dia que poderiam ser voltadas para suas tarefas importantes. Tenha muita atenção com as redes sociais em geral, e-mail, chats e outras distrações parecidas.

Dica: Deixe seu e-mail pessoal fechado, não cheque as redes sociais durante o período de trabalho e desative as notificações do seu celular. Acredite! Essas pequenas atitudes farão grande diferença na sua produtividade.

Vantagens: Ficar desconectado por um tempo nos ajuda a focar nas tarefas necessárias e importantes, além de podermos evitar gastar nosso tempo, que é tão precioso, com coisas banais.

 

5) Seja persistente!

Nem todas as tarefas a serem feitas são fáceis, mas não é por isso também que você vai ficar “enrolando” e postergando. O ideal é que você sempre busque novos conhecimentos e novas formas de agir. Quanto mais experiência você tiver e quanto mais você buscar aprender algo novo, melhor será seu raciocínio e sua criatividade, aumentando as chances de resolver os problemas.

Vantagens: A busca pelo conhecimentoé sempre bem-vinda. Quando temos algum desafio e persistimos em encontrar a solução, o nosso cérebro é estimulado e desenvolvemos novas áreas do conhecimento, por isso é importante nunca desistir diante das dificuldades e sempre procurar auxílio para poder produzir cada vez mais.

E lembre-se sempre de se valorizar!

Quando conseguir atingir suas metas no tempo determinado, faça autopremiações! O importante é usar o prêmio como um estímulo.

Pode ser uma barra de chocolate ao fim do dia, um champanhe ou até mesmo um carro! Premie-se de acordo com os seus resultados e quando perceber que sua produtividade está aumentando cada vez mais.

Samuel Pereira é fundador do maior evento de tráfego e audiência do mundo, o “Segredos da Audiência ao Vivo”. Ele concentra seu trabalho em ajudar empreendedores a criarem negócios on-line sustentáveis de forma a atrair um público extremamente qualificado e capaz de gerar resultados. Samuel é co-autor do livro “Negócios Digitais”, que foi best-seller na Veja e já criou mais de 60 sites, alcançando mais de 200 milhões de visualizações de páginas.

 

 

 

 

Comentários
Carregando...