Mkt Veterinário – Posicionamento Estratégico

De que lado você vai querer estar daqui cinco anos, dez anos?

Você pode estar dentro de um pequeno aquário ou em um lindo oceano azul. Muitos profissionais se assustam com este tipo de indagação e nos dizem que é muito tarde para fazer qualquer projeção ou então respondem que é ainda muito cedo para tomadas de decisão. O que percebo é que os profissionais deixaram de sonhar e têm medo de se posicionarem lá, em um futuro, e deste futuro olhar para o presente que vivenciam hoje. Alerto que devemos administrar muito bem o presente com os olhos bem atentos no futuro.

Normalmente o que escuto é um raciocínio que retoma sempre o passado. A grande maioria passa maior parte do seu tempo relembrando posições passadas ou alguns querendo justificar como estão no momento e apenas uma minoria pensando até onde poderão chegar.

O que quero deixar claro é que devemos inverter esta situação sempre e que não importa o lá atrás e nem onde você se enquadra no momento, mas onde você pode chegar.

Aqueles profissionais que se apegam ao passado não conseguem remar em direção ao oceano azul que o espera para navegar a favor do vento. Vejo-os acomodados  e cercados de profissionais invejosos e pessimistas que cerceiam qualquer atitude positiva de rumar ao oceano e ainda criam métodos e regras de vivência no pequeno aquário como se fosse o único ambiente para se socializar, produzir e lucrar.[userpro_private]

Mas que mundo é este pequeno como um aquário que nos prende? Podemos estar numa empresa, em um algum cargo, com um superior manipulador ou até um relacionamento amoroso, um financiamento malfeito, um contrato mal-interpretado ou até um cartão de crédito e cheque especial nos levando a ficar presos às dívidas.

O mundo pequeno deste aquário é que carregamos dentro de nós, que já vem pré-moldado com valores, preconceitos, regras, crenças, normativas e até verdades que juntas nos desviam de achar a estrada do nosso oceano azul. Neste caso o seu maior concorrente é você mesmo.

Quando você esta vivenciando o presente, percebe, por exemplo, na Natureza que ela funciona com tranquilidade, sem ansiedades, sem resistência. Tudo pode fluir com espontaneidade, sem exagero de esforço e sempre de maneira abundante. Aprenda esta lição de realização de seus desejos, pois é inerente ao ser humano, ao profissional, o direito de materializar seus sonhos. Veja como foi nossa trajetória desde que iniciamos nossa vida de escola. Após percorrermos toda a estrada da escolaridade que foi iniciada pelo maternal, ah! que bom que eram as brincadeiras infantis. A seguir ingressamos na pré-escola onde já nos deram a responsabilidade de conhecer o alfabeto e de pegar no lápis. Entramos afinal no ensino fundamental onde ler e escrever era o grande barato. Após esta difícil fase adentramos no ensino médio, ali já começou a tortura psicológica – o que você vai ser! Mais à frente um pouquinho mais de tortura – o vestibular. Então finalmente estamos na faculdade, mas se pararmos para pensar ainda nos falta responsabilidade, pois os compromissos e os medos ainda estão por vir.

Alcançamos o final da graduação de nosso curso, e aí veio o temido fantasma – conseguirei um emprego? Terei empregabilidade com o conhecimento que adquiri até agora?

Empregabilidade é um estado muito dinâmico e que exige que o profissional tenha muitos pré-requisitos extremamente necessários para ser desejado pela empresa contratante. Os profissionais devem possuir competências específicas e desenvolver todas as suas habilidades cognitivas. Pode até parecer uma questão de menor apreço, mas na verdade a proposta é mais ampla. O princípio básico da empregabilidade é a substituição do emprego pelo trabalho e do salário pela remuneração.

A ideia de empregabilidade sugere que cada profissional se transforme em uma empresa e passe a administrar a própria profissão como um produto que precisa ser vendido ao mercado.”[/userpro_private]

Francis Magno Flosi é médico-veterinário, pós-graduado em Clínica Médica e Cirúrgica de Aves e Animais Silvestres e Exóticos. É diretor-presidente do Instituto Qualittas de Pós-graduação e presidente da ABVET (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas).

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...