Matéria na Íntegra – Qual o perfil dos donos de gatos?

Pesquisa estuda o padrão de comportamento do brasileiro na interação com seus pets.

O Ibope Inteligência, em parceria com o Centro de Pesquisa Waltham – a principal autoridade científica em bem-estar e nutrição de pets – e o professor doutor Ricardo Dias, docente da Faculdade de Medicina Veterinária da USP (Universidade de São Paulo), realizou uma pesquisa inédita para estudar o padrão de comportamento do brasileiro na interação com seus pets, além de entender as principais barreiras para aqueles que, atualmente, não possuem animais de estimação, mas gostariam de adquirir um.

A pesquisa foi encomendada pela Mars Brasil, líder no mercado de alimentação para cães e gatos com marcas como Pedigree, Royal Canin, Whiskas e Eukanuba.

O Brasil possui, atualmente, 52,2 milhões de cães e 22,1 milhões de gatos, sendo que dos 65 milhões de domicílios do país, 44,3% possuem pelo menos um cachorro e 17,7% pelo menos um gato, de acordo com dados do IBGE. A pesquisa Ibope Inteligência mostrou que a maioria dos brasileiros proprietários desses cães é homem, casado, mora com mais de uma pessoa e é de classe AB. Já os proprietários de gatos são, em sua maioria, mulheres, solteiras, que moram em apartamentos e são de classe BC.

Em recente pesquisa encomendada pelo Instituto Waltham, principal autoridade científica em nutrição e bem-estar animal, situada em Leicestershire, na Inglaterra, foi traçado o perfil dos tutores de gatos brasileiros.

A pesquisa mostra que:

  • 61% dos tutores de felinos são mulheres, solteiras, têm em média 40 anos e 62% moram em casas.
  • 48% dos entrevistados acreditam que os felinos entendem o humor dos donos.
  • 45% veem seus gatos como filhos.

Na fase qualitativa, destacaram-se como perfis dos tutores:

 

Resignados


Queriam ter cachorro, mas acabaram tendo gato.

 

 

Convertidos


Não pensavam em ter gato, mas agora são fãs (nunca tiveram gato, mas queriam uma experiência nova ou um conhecido tem, acabou tendo contato, perdeu o preconceito e virou fã).

Entre as principais características dos gatos, de acordo com os tutores, destacam-se:

  • São mais independentes.
  • Mais fácil ter gato do que cachorro – motivação racional.
  • Demandam menos atenção.
  • São mais higiênicos.
  • Mais econômicos.
  • A autonomia do gato garante mais liberdade aos seus donos.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...

Chat