Matéria na Íntegra – O Fator Afetivo impulsiona o crescimento

0 24

Os sentimentos dos donos de cães e gatos em relação a seus pets vêm provocando um grande aumento dos números em negócios, produtos e serviços nesse segmento.

Vistos agora  “como um filho” ou “meu bebê”, uma evolução em comparação a 2014, quando a expressão “membro da família” prevalecia, os pets recebem a melhor alimentação, cuidados de higiene e beleza, planos de saúde veterinários e medicamentos.

As constatações fazem parte do novo Estudo Petcare Cães e Gatos, que acaba de ser finalizado pela CVA Solutions (Customer Value Added), há 15 anos no mercado brasileiro e 20 anos nos Estados Unidos, quando foram entrevistados 3.782 donos de cães e 2.206 donos de gatos em todo o país.

O potencial econômico desse mercado é muito grande, mesmo durante essa época de crise econômica. Claro, os números não são mais tão positivos, mas o mercado de pequenos animais ainda tem um grande fôlego para não sucumbir à crise. Segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), em 2015 o faturamento do setor foi de quase R$ 18 bilhões, 7,4% superior a 2014. O Brasil já é o segundo país do mundo em faturamento e o terceiro em número de pets. São 132 milhões de animais de estimação, sendo 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos. E para 2020 a projeção é de que se chegue a 100 milhões de cães e gatos.

“A recessão afetará o mercado pet e o consumidor buscará promoções e marcas com melhor custo-benefício. Por outro lado, este mercado tem ainda grande potencial de crescimento, pois boa parte dos consumidores ainda precisa aumentar o hábito de levar seu pet ao veterinário e com isto melhorar seu perfil de consumo”, avalia Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions e responsável por uma pesquisa inédita sobre o tema.

Gastos

Para o sócio-diretor da CVA Solutions, Sandro Cimatti, esse mercado tem grande potencial para crescer, uma vez que boa parte dos donos de cães e gatos ainda precisa assimilar as novas orientações, como aderir à ração industrializada, frequentar o veterinário, ter um plano de saúde para seu pet e utilizar medicamentos. “Menos de 3% dos donos de cães e gatos já têm plano de saúde. E quando perguntados sobre a hipótese desse custo ser de R$ 70 ao mês, cerca de 30% deles afirmaram que contratariam. Ou seja, ainda falta o consumidor conhecer este serviço”, revela Cimatti. De acordo com o novo estudo, os donos de cães gastam em média R$ 231,00 mensais (sendo R$ 129,00 com alimentação e R$ 102,00 com banho e tosa) e os donos de gatos gastam em média R$ 187,00 mensais (sendo R$ 112,00 com alimentação e R$ R$ 75,00 com areia sanitária).

 

 Objetivo do estudo 

O Estudo da CVA Solutions mostra o comportamento e hábitos dos donos de cães e gatos, a Força da Marca e o Valor Percebido (custo-benefício) das marcas de rações, do varejo de produtos pet, de fabricantes de medicamentos e de planos de saúde veterinários.

Os estudos da CVA Solutions têm por objetivo entender a estrutura de Valor Percebido (custo-benefício percebido) no mercado, a partir do ponto de vista do consumidor. Além de medir a posição competitiva dos principais setores e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável. Os estudos avaliam ainda a Força da Marca, que é a atração menos rejeição perante clientes e não clientes.

No estudo foram citadas pelos donos de cães e gatos as seguintes marcas de ração: Alpo, Beneful, Biriba, Bomguy, Champ, Club Performance, Deli Dog, Docão, Dog Chow, Cat Chow, Equilíbrio, Eukanuba, Faro, Frolic, Foster, Friskies, Golden, Herói, Hills Science Diet, Special Dog, Kanina, K&S, Líder, Max, Magnus, Naturalis, Max Cat, Nero, Pedigree, Premier, Premium Cat, Pro-Plan, Royal Canin, Sabor & Vida, Top Cat e Whiskas.

 

Nota boa entre 43 setores da economia 

O setor Petcare aparece com uma nota boa, de 8,06 (em uma escala de 1 a 10), na 17ª posição, acima do setor de Laboratório de Análises Clínicas e ao lado de Drogarias. O Valor Percebido para os setores pesquisados pela CVA se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de Microondas (8,87) e o pior o de Operadora de Telefonia Celular (5,95).

Apesar de o país passar por uma forte crise econômica, o diretor da CVA Solutions acredita que o mercado pet não será tão afetado e continuará mantendo seu crescimento. “Acredito que o volume físico de vendas pode ficar estável ou haver pequena queda. O faturamento pode ter uma queda mais acentuada com a migração do consumidor para as promoções ou marcas mais baratas”, declara Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions.

 

Valor Percebido – Ração  para Cães 

Ao avaliar o Valor Percebido da ração o dono do cão considera atributos como o resultado nutricional, o prazer do cão ao comer a ração, opções de sabores e tamanhos, a facilidade de compra, o preço e rendimento da ração e a quantidade e umidade das fezes produzidas.

O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) em ração para cães foi atribuído à Golden, com nota 1,05. As marcas Bomguy, Magnus e Champ aparecem na segunda, terceira e quarta colocações.

 

Valor Percebido – Ração para Gatos

Ao avaliar o Valor Percebido da ração o dono do gato avalia os atributos já descritos e também se a ração previne problemas de saúde no trato urinário do gato. O Melhor Valor Percebido é da Golden (1,03), seguida da Royal Canin, Whiskas, Friskies e Cat Chow.

 

Força da Marca – Ração para Cães 

A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) é da Pedigree, com 46,7%. Em segundo lugar aparece a Royal Canin, seguida da Dog Chow e da Golden.

 

Força da Marca – Ração para Gatos 

A maior Força da Marca é da Whiskas com 50,3%, ficando em segundo lugar a Royal Canin, em terceiro a Golden, em quarto a Pro-Plan e em quinto a Cat Chow.

 

Varejo Pet 

A pet shop de bairro é o principal canal de vendas de ração para cães. Mais de 35% dos donos de cães compram nesses locais pela proximidade, sendo que outros 30% compram em super ou hipermercados. Para os donos de gatos, o principal canal de vendas é o super ou hipermercado (36,5%), com a pet shop do bairro na segunda posição (34,2%). As mega pet shops aparecem na terceira colocação para donos de cães (17,4%) e para donos de gatos (13,7%).

Os varejos com maior Valor Percebido para donos de cães são o Pet Lov, com 1,062; seguido pela Cobasi, com 1,028 e pela Assai, com 1,026. Para os donos de gatos os varejos de maior Valor Percebido são Mundo Animal, com 1,051; Petz/Pet Center Marginal, com 1,040; Pet Lov, com 1,028; e Cobasi, com 1,013.

O Fator Afetivo impulsiona o crescimento

 Planos de Saúde 

Os planos de saúde para cães e gatos estão começando a ser uma tendência. De acordo com o Estudo Petcare da CVA Solutions, 2,6% dos donos de cães e 3,6% dos donos de gatos já contrataram um plano de saúde para seu pet. Nos próximos anos esse serviço deve tornar-se uma realidade, já que os entrevistados responderam que se o custo de um plano de saúde fosse de R$ 70,00 ao mês, 31% dos donos de cães contratariam, assim como 28% dos donos de gatos.

“É um mercado muito promissor. Se em 2020 o Brasil tiver 100 milhões de cães e gatos e 10% deles tiverem planos de saúde, seus donos deverão gastar anualmente R$ 8,4 bilhões”, afirma Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions.

Os planos de saúde citados pelos donos de cães são For Pets (14,3%), Liberty (12,2%), Health for Pet (11,2%) e Porto Seguro (10,2%). Os donos de gatos citaram Liberty (16,3%), Porto Seguro (13,8%), For Pets (13,8%) e Azul Corp. (12,5%).

 

 Veterinários, balconistas e criadores 

O veterinário é o mais importante recomendador na compra de rações e outros serviços. Balconistas e criadores também são importantes recomendadores e influenciam o mercado. De acordo com o estudo, 33% dos donos de cães afirmam que levam seu animal ao veterinário duas vezes por ano e 21% uma vez por ano. No caso dos gatos, 26,6% dos donos disseram que levaram seu pet uma vez ao veterinário nos últimos doze meses e 26,3% duas vezes, no período.

A CVA Solutions entrevistou 373 veterinários e questionou-os sobre as maiores Forças da Marca entre os fabricantes de rações e de medicamentos para animais.

No caso de cães e gatos, 34,6% responderam que a Royal Canin é a maior Força da Marca, seguida pela Hills, Premier, Purina e Total Alimentos. Na questão sobre fabricantes de medicamentos, os veterinários responderam que a maior Força da Marca é da Ouro Fino (16,6%), seguida pela Bayer, Agener União, Virbac, Zoetis, Vetnil, Merial, Organnact, MSD e Elanco.

 

Perfil do cão 

O “vira-lata”, animal sem raça definida, é maioria (22,2%) e a raça Poodle é a segunda mais predominante (8,5%), seguida da Pinscher (6,8%), Labrador (6,7%), Yorkshire (4,7%) e Pastor Alemão (3,9%). Mais de 60% dos cães são adultos (1 a 6 anos) e 67% pesam até 15 quilos. O estudo mostra que 80% dos cães vivem em casas e os outros 20% em apartamentos.  Quando indagados onde adquiriram seu animal, 41,5% disseram que foi um presente, 18,3% que compraram no criador, 13% em loja ou pet shop e 8,8% em feiras de adoção ou Ongs. Mais de 40% dos cães passam a maior parte do tempo dentro de casa, o que reafirma o sentimento de que o animal é tido como um filho ou bebê.

 

 Perfil do gato 

Também entre os felinos, o “vira-lata” é predominante (53,6%). O Siamês está em segundo lugar (25,8%), o Persa em terceiro (8,2%) e o Angorá em quarto lugar (5,5%). A maior parte, 68,6%, é de adultos (1 a 6 anos).

Entre os entrevistados, 32,5% encontraram o gato abandonado e o adotaram, 27% ganharam o animal de presente, 12,9% adquiriram o gato em feiras de adoção e 12% em pet shops. Mais de 81% vivem em casas e 19% em apartamentos, sendo que 65,8% deles passam a maior parte do tempo dentro de casa.

 

Hábito Alimentar – Cães e Gatos 

Mais de 72% dos donos de cães dizem alimentar seu animal com ração, sendo que 63,8% exclusivamente com ração seca, 40,7% com ração úmida (sachê ou lata), 41,6% oferecem petiscos e 27,9% ossos. No caso dos gatos, 64% dos donos afirmam alimentá-los com ração, sendo que 54,8% exclusivamente com ração seca, 7,5% exclusivamente com ração úmida (sachê ou lata), sendo que 27% também oferecem petiscos. Os donos responderam mais de uma alternativa, sendo que uso dos tipos de rações, petiscos e até o oferecimento de comida caseira pode ser intercalado. Foram entrevistados donos que compravam algum tipo de ração.

 

Ranking:

Rações, Varejo e Planos de Saúde
Valor Percebido para Rações (relação custo-benefício percebido)

Cães: 1º Golden (Premier), 2º Bomguy (FVO), 3º Magnus (Adimax), 4º Champ (Pedigree), 5º Pro-Plan (Purina), 6º Premier Pet (Premier), 7º Pedigree (Mars), 8º Special Dog (Special Dog), 9º Royal Canin (Royal Canin), 10º Faro (Guabi).

Gatos: 1º Golden (Premier), 2º Royal Canin (Royal Canin), 3º Whiskas (Mars), 4º Friskies (Purina), 5º Cat Chow (Purina).

 

Força da Marca para Rações

(share de atração menos share de rejeição)

Cães: 1º Pedigree (Mars), 2º Royal Canin (Royal Canin), 3º Dog Chow (Purina), 4º Golden (Premier), 5º Pro-Plan (Purina), 6º Premier Pet (Premier), 7º Hills Science (Hills), 8º Eukanuba (Iams), 9º Special Dog (Special Dog), 10º Equilíbrio (Total Alimentos).

Gatos: 1º Whiskas (Mars), 2º Royal Canin (Royal Canin), 3º Golden (Premier), 4º Pro-Plan (Purina), 5º Cat Chow (Purina).

 

Valor Percebido dos Varejistas

Cães: 1º Pet Lov, 2º Cobasi, 3º Assai, 4º Mundo Animal, 5º Petz/Pet Center Marginal, 6º Pet Camp, 7º Casa do Criador, 8º Extra Hipermercados, 9º Carrefour, 10º Walmart.

Gatos: 1º Mundo Animal, 2º Petz/Pet Center Marginal, 3º Pet Lov, 4º Cobasi, 5º Assai, 6º American Pet, 7º Atacadão, 8º Carrefour, 9º Walmart, 10º Extra Hipermercados.

 

Share Planos de Saúde

Cães: 1º For Pets, 2º Liberty, 3º Health for Pet, 4º Porto Seguro, 5º Mister Dog and Cats, 6º Petplan, 7º Vetplan, 8º Azul Corp., 9º Petcare Prevent, 10º Healthlife.

Gatos: 1º Liberty, 2º Porto Seguro, 3º For Pets, 4º Azul Corp., 5º Petplan, 6º Health for Pet, 7º Pet Care Prevent, 8º Mister Dog and Cats, 9º Healthlife, 10º Vetplan.

 

 

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...
Receba nossas novidades!

Receba nossas novidades!

Cadastre seu melhor email e fique atualizado sobre o mercado pet.

Obrigado por se cadastrar!