Felinos – Recebendo um bichano em casa

Dicas de como ensinar o tutor a adaptar o ambiente para a chegada de um gato.

Gatos são animais fascinantes, divertidos e amorosos. Suas características comportamentais têm trazido cada vez mais fãs desse animal de estimação no mundo todo.

Mas os gostos dos gatos, bem como o seu trato, são diferenciados e é preciso destacar esses fatores no momento da aquisição, seja por venda ou adoção. Confira as dicas do zootecnista Alexandre Rossi, mais conhecido como Dr. Pet, hoje colaborador do programa global É de Casa, de como ajudar seu cliente que está recebendo seu bichano em casa.

Negócios Pet: Quais os cuidados iniciais que o tutor precisa ter ao receber o gato em casa? 

Alexandre Rossi: É importante ter em mente que os gatos, para se sentirem confortáveis em um ambiente novo, precisam explorar cada canto aos poucos. É preciso respeitar o tempo deles e, também, temperamento individual de cada um, deixando que eles explorem cada cômodo de uma vez, aos poucos. Mas algumas dicas podem ajudar nessa fase. [userpro_private]

NP: Que objetos é preciso ter para deixar o animal confortável e estimulado?  

AR: Se possível, objetos que já sejam familiares ao gato devem ser levados: caminha, paninhos, potes de comida e água e brinquedos. Além disso, toda a residência que receberá um gato precisa ter telas nas janelas (para evitar fugas e quedas), arranhadores, fontes de água, caixas de areia, locais altos onde eles possam escalar e se manter, caso desejem (já que eles adoram olhar o mundo de uma perspectiva mais alta).

NP: Quais os brinquedos mais indicados?

AR: Gatos precisam ter seus instintos naturais de caça estimulados. Portanto, brinquedos que os estimulem a caçar, como varinhas com penas na ponta, ponteiras de laser, ratinhos que se movem são os ideais.

NP: Como fazer os animais se interessar pelos objetos? 

AR: Os felinos ficam instigados a caçar quando notam uma “presa” se movendo sorrateiramente. Portanto, uma boa forma de estimular a brincadeira é fazer com que os brinquedos apareçam e sumam de repente, por exemplo, atrás de um móvel ou parede, usando uma cordinha, por exemplo.

NP: Quais são os principais erros que os tutores cometem com os gatinhos?

AR: Achar que alguns comportamentos naturais dos gatos (caçar, escalar, arranhar) não devem ser valorizados. É importante permitir a eles adotarem esses comportamentos, mas direcioná-los a brinquedos, prateleiras instaladas para eles e arranhadores, para garantir uma boa convivência entre todos. [/userpro_private]

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...