Cuidados básicos com as aves em cativeiro

O que seu cliente deve saber sobre boa alimentação, cuidados veterinários e um ambiente adequado e interativo.

Cuidados básicos com as aves em cativeiro – Dentre as espécies de animais selvagens mais vendidas, destacam-se as aves. Segundo a Associação Brasileira de Criadores e Comerciantes de Animais Silvestres e Exóticos, as aves são predominantes no mercado interno, ocupando 86% das vendas regularizadas.

Várias espécies estão disponíveis no mercado legalizado, como os psitaciformes: papagaios, calopsitas, cacatuas, araras, periquitos, tucanos, loris, tiribas, jandaias, entre outros. E os passeriformes: sabiá, canário-belga, canário-da–terra, manon, curió, entre outros.

O benefício de ter uma ave em casa como animal de estimação é a interação entre pessoa e animal, troca de carinho, aprendizado, responsabilidade em cuidar e a experiência com esses animais. Para ter uma ave saudável, bem–disposta e ativa é necessário que, ao vender o animal, sejam apresentadas algumas precauções, como uma boa alimentação, cuidados veterinários, ambiente adequado e interativo.

A maioria dos problemas nas aves em cativeiros quase sempre está relacionada a problemas nutricionais e manejos inadequados, que são decorrentes da desinformação do proprietário. Um exemplo é uma dieta muito rica em gorduras, baseada em sementes que podem provocar doenças hepáticas, ateroma, problemas ósseos, entre outras enfermidades.

Veja a matéria completa na Edição 105 da Revista Negócios Pet.  Assine agora clicando aqui! 

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...