Aves – O Mundo das Calopsitas

Amigáveis, divertidas e preferidas por muitos brasileiros.

Querida por sua beleza, sua capacidade de imitar sons e pelo seu comportamento amigável e divertido, a Calopsita (Nymphicus hollandicus), de origem australiana, é uma das aves de companhia que conquistaram espaço em todo o mundo e é uma das aves preferidas dentre muitos brasileiros.

As calopsitas podem atingir cerca de 30 centímetros quando adultas e apresentam uma característica marcante, a crista no alto de sua cabeça constituída por diferentes penas, mais conhecida também como “topete”. Os machos desta espécie possuem coloração amarelada brilhante na cabeça e laranja intenso nas laterais inferiores ou nas “bochechas” como é popularmente conhecida. Já as fêmeas têm coloração menos vibrante e não possuem cauda amarela.[userpro_private]

Estas aves possuem hábito migratório e o de se alimentarem em bandos sob o solo. É importante salientar que elas possuem exigência nutricional diferente de outras espécies, portanto é necessário ficar atento ao que se oferece como alimento, pois muitos proprietários acabam optando por alimentar suas aves somente com sementes ou com outros alimentos, substituindo pela ração. Porém este hábito errôneo pode trazer danos à saúde do animal e favorecer o desenvolvimento de doenças.

Atualmente existem rações balanceadas que respeitam as particularidades da espécie, como propensão a doenças e seus hábitos alimentares e que podem ser introduzidas como única forma de alimentação, pois são elaboradas para atender às exigências nutricionais dos psitacídeos de pequeno porte em cada fase de vida e contêm em sua composição nutrientes essenciais para seu desenvolvimento.[/userpro_private]

Amanda Fernandes é zootecnista pela Unesp/Jaboticabal-SP e estagiária do Caunesp (Centro de Aquicultura da Unesp). Aperfeiçoamento técnico-científico no laboratório de Ciência dos Alimentos e Microbiologia da FCFAR /Unesp.

Contato: amandafernanddes2@gmail.com

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...