Aquarismo – O formato exuberante do peixe-galo

0 21

Peixe-galo é muito apreciado para fins ornamentais e cujo potencial tende a se expandir.

“Aquarismo – O formato exuberante do peixe-galo ” O peixe-galo (Selene vomer), também conhecido como Lookdown, faz sucesso devido ao seu formato exuberante. Esta espécie pertence à família dos Carangidae e sua distribuição ocorre por todo o Atlântico Ocidental, das Bermudas até o Uruguai.

Como características, ele possui o corpo alto e lateralmente comprido, onde sua coloração leva destaque, por ser geralmente prateado, com dorso azul-escuro, ventre claro e nadadeira caudal amarelada. Seu comprimento pode chegar a cerca de 50 cm de comprimento. Nos peixes jovens, nota-se até 5 barras verticais azuis escuras em seu corpo.

Quanto a sua alimentação, sabe-se que ela é baseada de pequenos peixes, crustáceos e moluscos e também de alimento industrializado.

Para quem o deseja ou pretende fazer a sua criação em aquários, é necessário ter ciência de que o aquário deverá ser tampado na parte superior, para evitar que ele salte para fora da água.

O peixe-galo é muito apreciado para fins ornamentais e é uma espécie com potencial que tende a se expandir, devido a sua beleza e morfologia nada convencionais que conquistam os mais diferentes gostos e públicos do aquarismo ornamental. 

Amanda Fernandes é zootecnista pela Unesp/Jaboticabal-SP e estagiária do Caunesp (Centro de Aquicultura da Unesp). Aperfeiçoamento técnico-científico no laboratório de Ciência dos Alimentos e Microbiologia da FCFAR /Unesp. Contato: amandafernanddes2@gmail.com Referências: Sampaio, C.L.S. e Nottingham, M.C. Guia para identificação de peixes ornamentais brasileiros – espécies marinhas. Brasília: Ibama, 2008.

 

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...
Receba nossas novidades!

Receba nossas novidades!

Cadastre seu melhor email e fique atualizado sobre o mercado pet.

Obrigado por se cadastrar!