Aquarismo – Encantos do oceano: O cavalo-marinho de focinho curto

Desde a antiguidade, cavalos-marinhos são considerados um símbolo de força, coragem, poder e luz.

O cavalo-marinho é um peixe de beleza incomum por seu formato exótico e refinado. Há uma grande variedade de espécies espalhadas em todos os continentes e muitas pessoas sonham em possuir um exemplar delas em seus aquários.

O cavalo-marinho de focinho curto (Hippocampus aff.erectus), assim como outras espécies, necessita de cuidados e atenção especiais, uma vez que pode não se adaptar aos alimentos industrializados e sua alimentação é baseada em microalgas, pequenos crustáceos e outros organismos aquáticos.

[sociallocker] Suas principais características são o corpo formado por anéis ósseos e o seu focinho curto, sendo menor do que o comprimento de sua cabeça. Apresenta caudal preênsil e a coloração de seu corpo pode ser variável, porém o amarelo e o preto são as cores mais frequentes. No mercado ornamental, seu tamanho pode atingir de 8 até 15 cm de altura.

Para distinguir machos e fêmeas é necessário observar a presença de bolsa no ventre dos machos, utilizada para a deposição de óvulos das fêmeas, onde ocorrerá fecundação e incubação. A bolsa posteriormente fica distendida sendo facilmente visualizada.

Embora exija certo cuidado, o seu cultivo em cativeiro é importante para garantir sua presença no ambiente futuro, ajudando assim a preservação da espécie. Seu manuseio fora da água deve ser evitada para que não haja deglutição de ar e prejudique assim a sua flutuabilidade.[/sociallocker]
Amanda Fernandes é zootecnista pela Unesp/Jaboticabal-SP e estagiária do Caunesp (Centro de Aquicultura da Unesp). Aperfeiçoamento técnico-científico no laboratório de Ciência dos Alimentos e Microbiologia da FCFAR /Unesp. Contato: [email protected] Referências: Sampaio, C.L.S. e Nottingham, M.C. Guia para identificação de peixes ornamentais brasileiros – espécies marinhas. Brasília: Ibama, 2008.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...

Chat