Raças – Thai Ridgeback

Cão Tailandês de Crista Dorsal

A faixa de pelos nas costas, em sentido contrário, é encontrada em apenas outras duas raças no mundo.

A origem do Thai Ridgeback é irregular, mas a raça foi desenvolvida no leste da Tailândia. A história da raça é o assunto de numerosas hipóteses. É geralmente considerado um pária do tipo que remonta a tempos antigos.

A raça pode ter mutado de outra forma de cachorro tailandês que tem a aparência semelhante, mas sem crista no dorso. Artes rupestres indicaram que os cães tailandeses tinham acompanhado um caçador desde a idade da pedra nova do país (mais de 2.000 anos atrás). Devido ao isolamento das aldeias da Tailândia no passado, a raça tinha sido cultivada no interior da aldeia há séculos. Como resultado, a aparência da raça é bastante uniforme.

Sua principal característica é uma faixa de pelos em sentido contrário situada nas costas, a chamada “ridge”, marca que só é encontrada em apenas outras duas raças no mundo: o Rhodesian Ridgeback e o Phu Quoc Ridgeback. Cães com essa crista peculiar podem ser vistos em pinturas rupestres de mais de 5.000 anos e foram citados em manuscritos tailandeses do século IV, época na qual eram usados para a guarda, a caça e como cães boiadeiros. É uma raça de porte médio, elegante e musculosa. Alto e atlético, o Thai Ridgeback precisa de espaço. Os machos pesam entre 18 e 27 kg e possuem entre 56 e 61 cm de altura na cernelha; as fêmeas pesam entre 15 e 24 kg e possuem entre 51 e 56 cm de altura na cernelha. As cores de pelagem aceitas são vermelho, castanho, azul, preto e diluições dessas cores.

Por possuir pelagem muito curta, esta raça não costuma incomodar as pessoas alérgicas a outras raças de cães. O Thai Ridgeback é um cão calmo e silencioso que não tolera bem outros cães. Ainda é utilizado como cão de guarda, caça e boiadeiro. Usado também como animal de guarda e companhia, teve seus cruzamentos isolados por muito tempo e com pouco contato com raças europeias. De adestramento considerado difícil, é uma raça que pode atingir os 34 kg. Sua pele é solta e maleável nas alturas da cabeça e do pescoço, a pelagem pode ter quatro diferentes cores (prateada, azul, castanha ou preta), tem orelhas grandes e eretas e a cauda afunilada na ponta.

Todos da raça são indicados para criadores dominantes e que entendam o comportamento de um cão, para que não acabe servindo chazinho e bolachas para seu Thai Ridgeback Alphadog.

Fonte: www.petlifeclub.com

 

 

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...