Cobasi investe em tecnologia TOTVS para expandir sua rede

Empresa varejista aposta em sistema de gestão para colocar em prática um agressivo plano de expansão.

Localizada em São Paulo, a Cobasi, varejista que atua no mercado de produtos para pets há 32 anos, é reconhecida pelo atendimento personalizado ao cliente e ao seu animal de estimação. Com mais de 500 fornecedores e 20 mil itens ativos em linha, a empresa apostou no sistema de gestão da TOTVS para colocar em prática um agressivo plano de expansão. Com todos os processos bem orquestrados e as informações rapidamente disponibilizadas para todas as lojas, a Cobasi elevou ainda mais a qualidade de seus serviços e cresceu de oito para mais de 55 lojas, chegando a 2.700 funcionários diretos.

Ainda em 2006, a varejista utilizava um sistema legado próprio para a gestão de suas primeiras lojas. Com a expansão ao longo desses últimos anos, houve um aumento natural nas demandas e na necessidade de adaptar as operações de compra, logística e abastecimento das unidades. Para isso, a equipe da Cobasi realizou uma pesquisa com fornecedores, avaliou suas atividades e procurou por um software mais robusto e que fosse compatível com seus projetos em desenvolvimento.

A chegada da solução da TOTVS proporcionou uma visão integrada das operações e garantiu a eficiência na gestão que a empresa procurava. “Hoje, nossos funcionários são treinados para operar dentro das melhores práticas que já vêm configuradas na solução, desde a negociação com os fornecedores, pedido de compras, recepção e entrada de mercadorias dentro do software, passando pela logística, contabilidade e financeiro. Temos todo o controle dos procedimentos em todas as áreas”, afirma Paulo Nassar, diretor administrativo e fundador da Cobasi.

Recentemente, foram inauguradas unidades em cidades da Grande São Paulo e do interior paulista, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Como reflexo dessa maior presença pelo país, em 2016, a varejista implantou o WMS para gerenciar sua área logística e atividades como recebimento, inspeção, endereçamento, armazenagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos e controle de inventário. Cada loja da rede recebe as mercadorias de um depósito central e todo o processo é automatizado. Esse controle garantiu à operação da Cobasi uma baixa ruptura de estoque.

O setor de compras do pet center também se privilegiou com o alto desempenho e confiabilidade que a tecnologia proporciona, o que colaborou para o aumento da produtividade da equipe que continua enxuta. Eram três pessoas para cuidar das oito lojas. Agora, apenas nove colaboradores são responsáveis pelas compras das mais de 55 lojas. Antes, o processo consumia muito tempo dos funcionários para a conferência dos dados para negociação e aprovação. Hoje, os gestores têm um maior conhecimento do tratamento dado às tabelas de fornecedores, garantindo total aderência ao modelo de negócio da empresa, o que permitiu uma liberação mais rápida, já que todos os produtos são comprados semanalmente.

Outro benefício conquistado foi o compliance. Com as constantes mudanças na legislação, além das particularidades fiscais existentes nos diferentes Estados brasileiros em que as unidades estão presentes, o sistema proporciona a segurança necessária para que todas as lojas estejam em conformidade com as suas obrigações fiscais e trabalhistas.

Para Ronan Maia, vice-presidente de Distribuição e Varejo da TOTVS, a tecnologia estará cada vez mais presente no mercado pet, sendo aliada na profissionalização do setor, na redução de custos e na fidelização do público. “O mercado pet está se transformando e crescendo. Dados do IBGE mostram que, mesmo com a desaceleração da economia, o setor expandiu quase 7%. A Cobasi é um exemplo de como os investimentos em tecnologia resultam em melhores experiências de compra e atendimento ao consumidor, além de mais rentabilidade para o varejo”, finaliza o executivo.

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