Mkt Veterinário – Planejamento de Marketing

Planejar é imprescindível para quem deseja ingressar em qualquer área do mercado de trabalho.

 

E na empresa veterinária não é diferente, pois é preciso conceber que os serviços médico-veterinários mantenham um relacionamento amigável entre clientes e funcionários, orientando e equipando com informações e conhecimentos de funções corretas a toda equipe para garantir que não só seja executado um serviço de qualidade, mas que as relações interpessoais, que garantem o fluxo de clientes na empresa, sejam mantidas. [sociallocker]

Especificamente no caso da empresa veterinária, voltada para o mercado pet, deve haver um planejamento nos diferentes níveis da equipe para que se alcance um resultado ainda melhor. É importante que este planejamento comece desde o médico-veterinário, passando por todos os auxiliares, recepcionistas e demais profissionais envolvidos na empresa, pois, se cada profissional conseguir exercer bem sua função dentro de sua área específica no mercado pet, a empresa prestadora de serviços médico-veterinários contará com um planejamento sério e com vários pontos em comum com relação ao tamanho, forma, sequência, conteúdo e detalhes centrados para o cliente e/ou paciente.

Baseado nesse planejamento e com organização de cada área, será nítido o crescimento da qualidade e o aumento das vendas com consequente diminuição de custos, o que, sem dúvida, acarretará na profissionalização dos serviços oferecidos, gerando, em consequência, um aumento da própria organização dentro da empresa.

Este resultado é fruto de um planejamento bem consistente e passa a ser um procedimento padrão de operação, mesmo para planos de pouca duração. Neste caso, o planejamento prévio deve comunicar os padrões de serviços profissionais para os clientes e funcionários, de tal forma que essa seja uma diferença notável entre a organização prestadora de serviços médico-veterinários e seus concorrentes leigos ou profissionais.

Mas é importante salientar que, dentro do planejamento de estratégias e marketing da empresa veterinária, o verdadeiro projeto e seu respectivo desenvolvimento de qualquer plano não é função de uma comissão, apesar de ser altamente profissional que vários indivíduos se envolvam no processo de planejamento, como descrito anteriormente. A responsabilidade, o compromisso e o cuidado total devem ser atribuídos ao profissional médico-veterinário.

O médico-veterinário precisa seguir regras bem delineadas, com o intuito de produzir e utilizar-se do marketing de serviços profissionais, a começar pelo planejamento. Para isso, é de extrema importância que ele entenda que os planejadores se aproximam do cliente, que o planejamento precisa ser levado a sério e a tempo, como também que o processo de planejamento se torna melhor a cada plano, período após período.

E como o médico-veterinário depende de sua equipe para ter êxito e para que os planos sejam bem executados, faz-se necessário que ele atenda a um protocolo básico para o desenvolvimento de um plano de marketing. O primeiro passo é reunir o maior número de informações básicas, depois fazer uma relação dos problemas e também das oportunidades viáveis. Baseado nisso, é imprescindível determinar objetivos bem específicos para o negócio, desenvolver táticas e estratégias para alcançar os objetivos propostos, viabilizar o orçamento necessário para acionar o plano e, por último, projetar a entrega dos serviços, lucratividade e os resultados da ação de marketing.

Para auxiliar ainda mais neste planejamento, alguns conceitos básicos devem ser avaliados, como onde a empresa se encontra hoje? Onde quer chegar? E como fará para chegar lá? Também é possível avaliar um conceito ampliado, fazendo as seguintes perguntas: quem irá gerenciar todo o processo? Quanto tempo é necessário para executar todo o processo? Qual o custo gerado durante a execução? Qual será o ganho ao final deste processo?

Como resultado dessa organização, muitos pontos positivos podem ser observados, pois os responsáveis pelo planejamento se aproximam do cliente, o planejamento é levado a sério e feito em tempo hábil. Todos os componentes da equipe, a começar pelo médico-veterinário, ficam a par do formato do planejamento para qualquer revisão que se fizer necessária, compreendem e avaliam o trajeto que a atividade em questão está tomando. Além disso, os planejamentos de setores com menores responsabilidades se misturam e completam aqueles setores de maiores responsabilidades e os indivíduos planejadores, com pouca experiência ou de pouco conhecimento, serão treinados num processo que os prepara para um futuro melhor.

Portanto, para estar preparado às mutações do mercado, que são constantes, deixo a frase de Kotler, “planejamento é o processo gerencial para desenvolver e manter uma direção estratégica que alinha as metas e os recursos da empresa com as suas mutantes oportunidades de mercado”. [/sociallocker]

 

Francis Magno Flosi é médico-veterinário, pós-graduado em Clínica Médica e Cirúrgica de Aves e Animais Silvestres e Exóticos. É diretor-presidente do Instituto Qualittas de Pós-graduação e presidente da ABVET (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas).

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