Mkt Veterinário – Educação a Distância: o ensino do futuro em Medicina Veterinária

0 8

Uma modalidade de ensino que vem crescendo no Brasil e no mundo.

A Educação a Distância tem como objetivo proporcionar uma aprendizagem ativa e autônoma, ao mesmo tempo em que facilita o acesso ao ensino superior de qualidade às pessoas que não teriam condições de tempo para participar no sistema presencial.

A educação para o profissional do futuro, principalmente o médico-veterinário, será pautada em valores morais, em compromisso com a verdade, com o futuro das pessoas que fazem parte de uma nova visão do mundo inovador. Esse profissional precisa somar à imaginação o seu conhecimento para ter bons resultados.

O e-learning não compete com o ensino presencial, é um modelo alternativo, e é mais comum em pós-graduação e treinamentos, em função dos conteúdos serem mais adaptados a esse modelo. Ele auxilia os médicos-veterinários que pretendem se capacitar para cuidar ainda mais de suas clínicas e consultórios. Isso porque geralmente as pessoas que buscam especializações já têm domínio do computador e da pesquisa e estão familiarizadas em buscar informações por meio da internet. Essa oferta é acompanhada pela demanda, já que os cursos de pós-graduação e treinamentos a distância são justamente os mais procurados pelos alunos.

O Núcleo Educacional pode estar distribuído em qualquer região do Brasil, sendo um ambiente didático de ensino a distância (EAD), via Internet. Seu objetivo é levar ensino de Atualização, Capacitação e até Graduação e de Pós-graduação a todos os alunos de qualquer região do país e também ao Exterior, transcendendo as limitações físicas de uma sala de aula, através de uma equipe de professores especialistas, mestres e doutores, que lhe asseguram uma educação de excelência.

Além de contar com um ensino de boa qualidade, o aluno do EAD tem liberdade para escolher seus horários e locais de estudo. É ele quem faz o seu tempo. É sujeito ativo no processo de aprendizagem e tem total autonomia sobre suas ações. Tem, ainda, as mesmas vantagens dos alunos dos cursos presenciais, pois através da ferramenta própria e exclusiva, ele pode interagir com o professor para esclarecer suas dúvidas e questionamentos, assistir aulas em vídeo, relacionar-se com os seus colegas e enriquecer o aprendizado. Portanto é importante lembrar que o aluno possui total autonomia e responsabilidade na evolução da sua aprendizagem.

A construção do conhecimento é feita por meio da utilização de diversos recursos tecnológicos de informação e comunicação, como fóruns, chats, videoaulas e apostilas impressos. A aprendizagem no ambiente virtual é promovida por meio da interação com a ferramenta e-learning. O aluno acessa as aulas on-line, visualiza o conteúdo de cada disciplina, responde às atividades, interage com o professor e com os outros alunos, participa de fóruns e chats, dentre outras ferramentas disponíveis.

O EAD conta com flexibilidade e autonomia de horário e local de estudo, pois o aluno pode organizar seu horário de estudo de acordo com as suas possibilidades. É uma ótima alternativa de aprendizado para quem dispõe de pouco tempo ou reside distante de uma instituição de ensino superior. Além disso, o aluno conta com acompanhamento individual, material didático e ferramentas interativas. Tudo isso, com núcleo credenciado pelo MEC para ofertar cursos superiores a distância, conforme a Portaria nº 4.070, de 29 de novembro de 2005.

E entre os cursos mais procurados atualmente pelo médico-veterinário  que pretende se capacitar na área e ter um complemento a mais para seu consultório e clínica veterinária, na plataforma do Instituto Qualittas são:

1.Marketing Pessoal.

2. Marketing de Relacionamento.

3. Gestão e Marketing na Empresa Veterinária.

4. Empreendedorismo.

Ao concluir qualquer um dos cursos do ensino a distância pelo sistema EAD, seja qual for a modalidade, o aluno receberá seu diploma, válido em todo território nacional, da mesma forma que acontece com os cursos presenciais. Vale lembrar que os cursos tecnológicos a distância oferecidos pelas faculdades, que embora tenham uma carga horária diferenciada, também são de nível superior. Os graduados como tecnólogos podem fazer especialização, mestrado e doutorado.

Francis Magno Flosi é médico-veterinário, pós-graduado em Clínica Médica e Cirúrgica de Aves e Animais Silvestres e Exóticos. É diretor-presidente do Instituto Qualittas de Pós-graduação e presidente da ABVET (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas).

 

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...
Receba nossas novidades!

Receba nossas novidades!

Cadastre seu melhor email e fique atualizado sobre o mercado pet.

Obrigado por se cadastrar!

X