Mercado Pet – Veterinários dão nota boa aos fabricantes de rações e medicamentos

Estudo da CVA Solutions com veterinários de São Paulo e Rio mostra também que os profissionais estão apostando no crescimento dos planos de saúde.

O desenvolvimento do mercado pet no Brasil deve provocar, em breve, um boom de investimentos em clínicas e hospitais veterinários, já que cães e gatos são considerados membros da família, substituindo muitas vezes os bebês. Segundo dados do IBGE de 2014, existem no Brasil 72 milhões de cães e gatos. De acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos Pet), o setor faturou quase R$ 19 bilhões em 2016.

Um novo estudo finalizado em julho, pela CVA Solutions, com 478 veterinários de São Paulo e Rio de Janeiro, revelou que aumentou a frequência de visita às clínicas, principalmente para as pessoas que já possuem planos de saúde para seus animais. Os donos de cães levam seu animal, em média, 3,5 vezes ao ano ao veterinário, sendo que em 2016 a média era de 2,5 vezes. Já os donos de gatos fazem essa visita em média 2,7 vezes ao ano, sendo que em 2016 a média era de 1,9 vezes.

Várias clínicas já possuem parcerias com planos de saúde, devido ao aumento da frequência de ida ao veterinário que o plano propicia. Mais de 20% das clínicas já têm parceria, sendo que dessas, mais de 70% com o plano Health 4Pet (da Porto Seguro). Para os veterinários entrevistados, os planos de saúde aumentam o número de clientes da clínica e aumentam a frequência com que o dono leva seu pet para uma consulta. No entanto, sabe-se que ainda existe um longo caminho para educar os donos de pets a levá-los aos veterinários e comprarem planos de saúde. Estima-se que menos de 1% dos cães e gatos em todo o país possua planos de saúde.

Para Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, o veterinário é o mais importante influenciador sobre a marca de rações e medicamentos que o consumidor compra e usa. É ele o principal prescritor ou recomendador. Por isso, a indústria volta seus esforços para a visitação das clínicas. Todos os 478 veterinários entrevistados recebem visitas de representantes de marcas de rações e medicamentos para cães e gatos. Nas clínicas veterinárias o faturamento depende principalmente de consultas e tratamento médico. Já nas pet shops com veterinário, o serviço de banho e tosa tem mais peso no faturamento.

 

Objetivo

O estudo da CVA Solutions teve por objetivo entender a estrutura de Valor Percebido (custo-benefício percebido) no mercado de rações e medicamentos para cães e gatos, a partir do ponto de vista do veterinário. Além de medir a posição competitiva e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável pelos fabricantes, o estudo avaliou ainda a Força da Marca, que é a atração menos rejeição perante clientes e não clientes.

No estudo foram citadas pelos veterinários mais de 15 fabricantes de rações para cães e gatos e mais de 24 fabricantes de medicamentos para cães e gatos.

 

Nota boa entre os 46 setores pesquisados pela CVA Solutions

O setor de rações e medicamentos para pets é bem avaliado pelos veterinários. Em uma escala de 1 a 10 eles deram nota 7,81 para os fabricantes. Dessa forma, PetCare Vets ocupa a 28ª posição, entre 46 setores pesquisados pela CVA Solutions. Os setores líderes pesquisados pela CVA compreendem produtos da linha branca, micro-ondas (nota 8,87), varejo on-line (8,72), refrigeradores (8,67) e lavadoras de roupa (8,62). Os piores setores avaliados são Operadora de Celular com 6,62 e PVA (satisfação de funcionários de empresas) com 6,28.

 

Valor Percebido Ração para Cães e Gatos

A ração mais recomendada pelos veterinários para cães é a Royal Canin, seguida por Premier, Hills Science Diet e Golden. A ração mais recomendada pelos veterinários para gatos é a Royal Canin, seguida por Premier, Golden e Hills Science Diet.

Os critérios para indicação das rações são o conteúdo nutricional adequado, estudos clínicos e tradição no mercado veterinário. As rações medicamentosas são indicadas por quase 94% dos veterinários entrevistados, como alimento coadjuvante.

O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos veterinários) em ração para cães e gatos foi atribuído ao fabricante Hills Science Diet, com nota 1,04, seguido por Premier Pet e Farmina.

 

Força da Marca Ração para Cães e Gatos

A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) é do fabricante Hills Science Diet, com 29,7%. Em segundo lugar aparece a Royal Canin, seguida por Premier Pet.

 

Valor Percebido Medicamentos Cães e Gatos

Os medicamentos mais recomendados pelos veterinários são vermífugos, antipulgas/carrapaticida e vacinas. O vermífugo mais recomendado para cães e gatos é o Drontal (Bayer), seguido por Endogard (Virbac) para cães e Vetmax (Vetnil) para gatos.

Entre os antipulgas/carrapaticida, para cães, os mais recomendados são Bravecto (MSD) e Nexgard (Merial). E, para gatos, Revolution (Pfizer) e Frontline (Merial). Para cães e gatos a vacina mais recomendada é Zoetis (Pfizer), seguida por Merial. O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos veterinários) em medicamentos para cães e gatos foi atribuído ao fabricante Agener, com nota 1,03, seguido por Zoetis, Virbac e Merial.

 

Força da Marca Medicamentos Cães e Gatos

A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) é da Ouro Fino (com 15,9%), seguido por Agener e Zoetis/ Pfizer.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...